Obra danificada por espanhola terá nova restauração

Tempo de leitura: 1 minuto

Ecce Homo original e restauração

A restauração da obra “Ecce Homo” feita pela espanhola Cecilia Giménez, de 81 anos, que teve repercussão mundial nas últimas semanas, passará por um novo processo de mudanças.

A obra original, que foi pintada em uma igreja espanhola pelo artista Elías García Martínez no século XIX será restaurada novamente por especialistas. Eles afirmam que a intenção do trabalho será retirar a obra da espanhola e renovar a original e assim conseguir preservar as duas.

Encarnación Ripollés, a restauradora, declarou que a ideia é possível na teoria, mas precisa ser vista na prática. Ressaltou que a obra feita pela idosa deverá ser mantida, pela surpresa enorme que causou na sociedade.

A igreja que a obra se encontra recebeu centenas de turistas e visitantes para observá-la e fotografa-la. O que causou impacto mundial foi o visual que a pintura tomou após a restauração de Cecília, que mesmo bem-intencionada, não conseguiu obter um resultado muito agradável e ganhou o apelido de “Ecce Mono” (que traduzido do espanhol significa macaco).

No último domingo a Associação de Moradores do Santuário de Misericórdia de Borja enunciou um comunicado no qual apoia e reconhece o trabalho da Cecilia Giménez e, fez um apelo à prefeitura para manter o “Ecce Homo” em seu estado presente e manifestou o seu desejo de sugerir uma forma positiva de resolver o caso. Admitindo apoio da maioria dos membros e cidadãos que se expressarem por meio de redes sociais. Acrescentando que se sentiriam bastante honrados se a obra da idosa fosse exibida dentro das atividades culturais do órgão.

Texto por Amanda Costa. Fonte: G1

1 comentário


  1. Vadios!!!Porque vão estragar uma obra de arte tão bonita?Oque eles vão fazer não é restauração o que essa velinha fez é!!!2

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.