Estudo revela o impacto da telefonia móvel no crescimento econômico

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Finanças no smartphone

As empresas GSMA e Deloitte divulgaram a primeira avaliação completa sobre os benefícios adicionais dos serviços de telefonia móvel de próxima geração, tais como a tecnologia 3G e serviços de dados móveis, e seu impacto no crescimento econômico.

O estudo “Qual é o Impacto da Telefonia Móvel no Crescimento Econômico?” (“What Is the Impact of Mobile Telephony on Economic Growth?”) fornece a primeira previsão do impacto do uso de dados móveis no crescimento do PIB, em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento.

O relatório se baseia em pesquisa de uso de dados e de crescimento econômico em 14 países, fornecida pela Cisco Systems, com base em seu “Índice de Rede Visual” (VNI — Visual Networking Index), bem como em estudos da Deloitte sobre o impacto da telefonia móvel na produtividade, em 79 países, e sobre o impacto da penetração da tecnologia 3G, em 96 países.

“O desenvolvimento de serviços de dados tem o potencial de promover o desenvolvimento econômico da mesma maneira que os serviços de voz o fizeram em gerações anteriores”, disse o parceiro de telecomunicações da Deloitte, Chris Williams.

“Esse relatório oferece a primeira quantificação séria desse impacto e confirma as expectativas do setor de que o impacto é significativo. Os formuladores de política precisam considerar as implicações desse relatório no desenvolvimento de dados móveis”, declarou.

As descobertas essenciais do relatório incluem:

  • Uma duplicação do uso de dados móveis resulta em um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de crescimento per capita do PIB em 14 países;
  • Os países que se caracterizam por um nível mais alto de uso de dados por conexão 3G observaram um aumento em seu crescimento per capita do PIB de até 1,4 pontos percentuais:
  • Uma elevação de 10 por cento da penetração da tecnologia 2G para a 3G aumenta o crescimento per capita do PIB em 0,15 ponto percentual; e
  • Nos mercados em desenvolvimento, uma expansão de 10 por cento na penetração da telefonia móvel aumenta a produtividade em 4,2 pontos percentuais.

O estudo completo (em inglês) pode ser acessado por esse link.

*Um texto da PRNewswire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.