Almoçar antes das 15 horas ajuda a perder peso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Medo da balança

Existem diversas maneiras de perder peso, diminuir a quantidade da refeição, comer comidas mais saudáveis, fazer exercícios regularmente, e almoçar antes das três horas da tarde.

É isso mesmo, você não leu errado, pesquisadores espanhóis e americanos publicaram na última edição do Jornal Internacional de Obesidade que pessoas que almoçam cedo têm mais possibilidades de perder peso do que os que optam por almoçar mais tarde. Já as horas do café da manhã e do jantar, por serem menos e conterem menos energia, pouco influenciam nessa perda.

O estudo foi feito com a ajuda de 420 voluntários com sobrepeso, que seguirem durante vinte semanas diretrizes alimentares destinadas a perder quilos baseada na dieta mediterrânea. Os resultados mostraram claramente que os indivíduos que retardam a principal refeição do meio-dia (para até depois das 15h) experimentam uma perda de peso bem menor do que nos que almoçam cedo (antes das 15h), é o que explica Marta Garaulet, professora de Fisiologia da Universidade de Múrcia e principal autora do estudo.

“Este é o primeiro grande estudo que demonstra que o horário das comidas prevê a eficácia na perda de peso”, alerta Garaulet, que considera que as futuras estratégias terapêuticas deveriam ter em conta não somente o consumo de calorias e de macronutrientes, como normalmente se faz, e sim também o momento em que se ingere a comida.

O estudo não explica bem por que isso acontece, mas é só a gente pensar um pouco que descobre. O ser humano vive de adaptações, desde o antigo homem das cavernas até o homem da nova era, e desde essa época o corpo do homem está acostumado a trabalhar de uma forma, ou seja, a almoçar normalmente no meio do dia, quando se muda isso o corpo precisa trabalhar de uma forma diferente, nesse caso ele passa a perder menos peso, é a mesma ideia da adaptação que está contida quando se muda para um país com um clima totalmente diferente do que se estava acostumado, porém não é possível se adaptar a mudança de horário do almoço.

Mesmo com essa explicação ainda fica a dúvida do porque isso não acontece no café da manhã e na janta. A explicação é que nessas refeições a ingestão de alimentos é bem menor. E também por algum motivo que vem dos nossos ancestrais, o almoço é a refeição mais importante, você consegue comer mal no café da manhã e janta e ainda sim não ter tantos problemas, mas se fizer isso no almoço as coisas ficam bem mais complicadas.

Fonte: Muy Interesante

1 comentário


  1. Faz sentido essa explicação. Eu já consegui acordar tarde e ficar sem comer por 3h antes de almoçar algumas vezes. Mas quando almoço errado (pouco volume ou muito depois de meio-dia), parece que só fiz um lanche.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *