Um convite à gentileza

Tempo de leitura: 2 minutos

Bondade

Desde que comecei o meu intercâmbio, sempre alguém me lembra de como o ser humano tem um lado bom, que a gente acaba esquecendo no dia-a-dia, cercado de tantas notícias de criminalidade e afins.

Esse lembrete vem na forma de um sorriso que um idoso me dá, bem naquele dia que eu não estava a fim de levantar da cama. Ou então, através daquele telefonema para a companhia de táxi, que Sr Malcomn fez para mim, quando me vi em um lado desconhecido da cidade, de noite, com celular descarregado e apenas com uma semana vivendo em Swansea.

Lembrete que vem também pelo ticket de ônibus que o Dário me deu, quando me vi sem dinheiro e com o ticket que havia comprado anteriormente, perdido. Ou então, por aquele jovem, no aeroporto da Alemanha, que deu 5 euros a uma criança que queria um refrigerante e o pai não tinha dinheiro para dar. Ou através do gesto daquele jovem russo que, durante a minha visita a São Petersburgo, abdicou do seu horário de almoço para nos ajudar.

Pois é, sem que eu menos perceba, a gentileza bate a minha porta. Vem por meio de desconhecidos ou conhecidos e trazendo o efeito de sempre: vontade de propagar esses gestos ao redor do mundo. Percebi que gentileza é contagiosa e decidi que quero ser agente disseminador desse tipo de comportamento, porque o mundo precisa disso e eu sei que a gente tem grande potencial para propagar isso por ai.

Assim pensando, a sessão de um jornal daqui de Swansea, me deu uma ideia. Nessa sessão que me inspirou, as pessoas mandam mensagens para serem publicadas no jornal, onde elas agradecem por gestos, sorrisos, olhares, mãos que ajudaram ou mudaram o dia e até a vida delas. Meu coração se alegra com cada mensagem. Reaviva em mim a esperança de que podemos ter um mundo melhor, com o bem prevalecendo. Além de que, é um exercício maravilhoso que podemos fazer, de forma a prestar mais atenção e dar maior valor a alguns gestos que nos cercam no dia-a-dia.

Dessa maneira, usando um dos meios de grande alcance da atualidade (o Facebook), criei uma FanPage para espalhar gentileza no mundo. A Fanpage tem o nome “Gentileza nossa de cada dia”. Para curtir e se inspirar com os depoimentos compartilhados lá, acesse aqui.

Compartilhe aquele gesto que mudou teu dia e que pode trazer mais luz para o mundo! Vamos disseminar o bem! Conto com vocês nessa missão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *