Como fazer o verdadeiro chimarrão gaúcho

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Chimarrão

Aprenda a fazer o verdadeiro chimarrão gaúcho. Com passos simples é possível fazer essa bebida que é sucesso no sul do país e que não é consumida diariamente no restante do país, principalmente por não saber fazer. Mas agora seus problemas acabaram, até o final deste artigo você vai se tornar um expert no assunto.

Você vai precisar de:

Erva-mate para chimarrão
Cuia
Bomba
Um aparador (pode ser uma tampa plástica lisa)
Uma térmica com água quente

Modo de preparo:

Primeiro deixe a água esquentar até chiar. Agora pegue a erva e a cuia, vá colocando a erva-mate até encher mais ou menos dois terços da capacidade da cuia, coloque sem se preocupar, só calcule o espaço. Agora você pega o aparador e coloca na lateral, que tampe mais ou menos a metade da cuia. E vá ajeitando a erva para que monte aquele “morro” na lateral e deixe a outra metade livre, mas faça isso com cuidado, vá moldando o lado até ficar algo bem consolidado digno de um engenheiro, até ele ficar assim:

Passo a passo chimarrão

Após isso pegue água morna (não quente, pois queima a erva), e vá colocando essa água de modo que ela esbarre na parede e vá sumindo aos poucos. Depois que já estiver praticamente seca a cuia, de modo que você molhou a parede e ficou bem estruturado vem o passo mais difícil.

Como colocar a bomba:

Você deve colocar a água quente que você vai tomar o chimarrão, depois pegue a bomba e tampe o bocal com seu dedão, mas tampe bem, caso contrário vai ficar entupido. Coloque a bomba até o fundo, ainda com o bocal tampado gire a bomba no sentido anti-horário (+ ou – 90 graus, até que a bomba fique reta) e após isso pode tirar o dedo.

Para consumir fica uma dica, nunca tome o primeiro gole, de preferência deixe aquela visita indesejada tomar ou cuspa fora, pois o primeiro gole nunca é bom.

O chimarrão deve ficar assim:

Chimarrão completo

Deixe suas dúvidas nos comentários.

15 Comentários


  1. de acordo com a tradição quem faz o mate sempre toma o primeiro….

    Responder

  2. é bem isso mesmo!! E para não obstruir a bomba tb é bom colocá-la com a cuia cheia de água.. dai é certo.. nao obstrui!!

    Responder

  3. ahhh veio num precisa da parada d plastico não eu voltei do sul faz uns messes, tenho familia lah tomo chimarrão msmo aki em sp todo dia, vh soh com a mão

    Responder

  4. Eu, que não tenho paciência para esperar a erva inchar (resultado: desbarranca na primeira servida) prefiro uma tática que gera menos trabalho e problemas.

    Eu coloco água quente na cuia até o fim do “bojo/parte arredondada”, soco a bomba dentro, encho de erva, enquanto a erva dá uma inchada eu coloco a água na térmica e voi lá, ta feito um bom chimarrão com menos mão-de-obra…

    hehe

    Responder

  5. na verdade o dono do chimarrão tomar o primeiro gole é um ato de respeito para que a visita não tome o primeiro gole que é o pior.

    Responder

  6. Agradeço os elogios e, sim quem faz deve tomar o primeiro gole ou como eu disse cuspa fora e, no caso das visitas indesejadas com certeza dê o primeiro gole para eles.

    Responder

  7. o primeiro é o melhor.. segue a tradiçao dos antigos, o primeiro chima é do dono da casa, chima sempre pro lado do tapa, ou seja, pro lado direito (é nao era mto comum os canhotos), sempre se entrega o chimarrao com a bomba pro lado de quem toma, so se devolve a cuia depois de roncar, o anfitriao sempre enche, novo integrante da roda de chimarrao entra sempre depois do ultimo a tomar, e, se estiver satisfeito e nao quiser mais, avise antes do seu chimarrao ser servido de preferencia ao terminar o seu ultimo.

    chimarrao é sem açucar peeeelamordedeus!!

    pra quem comprou uma cuia nova, deve ser curada primeiro.
    a agua nao pode ferver!
    acho que é isso..

    hehe
    bom chimarrao a todos!!

    Responder

  8. eu quero saber como q eu faço pra mim comprar uma cuia de chimarrão uruguaya…?? eu gosto de tomar o premeiro gole? não sei qp?

    Responder

  9. Como se lava e seca a cuia depois? A minha ficou preta e nojenta.
    Por quantas vezes se repete a água na cuia com a mesma erva?
    Pode usar o chimarrão por quanto tempo?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.