Filme da Semana #19

Tempo de leitura: 4 minutos

A Hora do Pesadelo

Hoje o filme da semana novamente marca o começo de uma consagrada série de filmes, assim como o anterior (O Predador) mas com certeza essa série é muito mais famosa e consagrada.

O que esse filme marca não é só o começo de uma série de filmes e sim o começo de um dos maiores serial killers da história do cinema.

Outro fator importante desse filme é a também estreia do queridinho americano Johnny Depp no cinema, ele teve um papel coadjuvante, mas importante.

A Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo)

Sinopse original: Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Comentários:

João Paulo (GrindHouse Project)

Década de 1980 pode ser considerada para os filmes de terror, como a década “Trash”. A maioria dos clássicos trash foram lançados nessa década. Em 1980, um dos vilões mais conhecidos entraria em cena, Jason Voorhees em “Sexta-feira 13”.

Mas o vilão entrou realmente em cena, já adulto, apenas na sequência em 1981, com o “Sexta-feira 13: Parte 2”. Por muitos, considerado o maior rival de Jason, veio aos cinemas em 1984, o vilão que usa do humor negro de maneira única, Freddy Krueger, em “A Hora do Pesadelo”. E até hoje ambos são ícones do terror.

“A Hora do Pesadelo” consegue fazer o espectador rir e se assustar, com atuação ótima de Robert Englund, que interpreta o vilão Krueger, mas não é só isso que faz o filme ser considerado um clássico do gênero.

A trilha sonora, incluindo a música “One, two, Freddy’s come for you…” são envolventes e são feitas de maneira semelhante a um filme musical, mas apenas instrumental, já que basicamente o filme inteiro é composto por trilhas.

O personagem não é tão importante no filme, mas vale ressaltar a estreia de Johnny Depp como ator. Heather Langekamp teve com certeza a melhor atuação, ela que interpretou a personagem “Nancy”, que é a personagem base e principal da história. Ela consegue deixar o filme mais sombrio, com seus olhares e seu jeito assustado, mas confiante de ser.

Não irei comentar muito sobre o filme porque acabarei contando detalhes importantes da história. Se você ainda não assistiu e é fã de filmes de terror, você está perdendo uma obra-prima do gênero. E não vale dizer que assistiu o Remake. Caso você não goste de terror, também é válido, sempre é bom assistir de vez em quando outros gêneros, que tal começar com clássicos?

Leo Caprara (Minuto Do Saber)

O filme é maravilhoso, pois deixa todos apavorados e ao mesmo tempo aflitos com a situação dos personagens, ainda mais com o efeito de não se saber se está sonhando ou não, que aliás foi muito bem explorado por Wes Craven.

O filme gira em torno de ex-colegas de escola, sendo que a história vai sendo construída em cima de Nancy, que começa a ligar os fatos e ver que essas mortes não são somente acidentes, pois vêm acompanhadas de terríveis pesadelos sempre com o mesmo homem, que porta nas mãos garras que fazem um barulho assustador.

Esse começo foi fantástico para a série de filmes, que foi muito humilhada com o recente remake muito mal feito, que fez se perder toda a ideia do filme, chegando ao absurdo de mudar o jogo de cores na hora em que o personagem está sonhando, ou seja, no remake não se tem a angústia de saber se o que se passa é a realidade ou não.

Então minha dica é: Comece a ver esses grandes clássicos desde sua origem, nunca comece pelos remakes, comesse com “A hora do pesadelo 1” e vá indo até o 7, não perca essa oportunidade única de ver ótimos filmes.

E você, o que achou de “A Hora do Pesadelo”? Deixe sua opinião nos comentários.

2 Comentários


  1. Eu já assisti o remake e não gostei muito do filme. Pretendo assistir os outros filmes com o meu namorado, pois tenho medo de assistir filmes de terror sozinha, principalmente porque só consigo assistir os filmes a noite.

    Responder

    1. Gleiciane Vilas

      Com certeza, assista os primeiros que você vai gostar muito.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.