O que falta para os filmes brasileiros decolarem?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cena do filme O homem que copiava

Há um consenso dos brasileiros que os filmes americanos são bem melhores que os nossos, e são mesmo. Tem mais ação, mais qualidade e até melhor história. Mas qual o segredo do Tio Sam, o que eles têm de tão misterioso? Será que foram os testes na Área 51, ou será que alienígenas trabalham lá.

Na verdade a explicação é bem simples, e antes de mostrar toda a roda, tenho que primeiro explicar uma coisa. Sim, existem alguns filmes bons brasileiros, com uma qualidade e história sensacional, mas não é a maioria.

Agora vamos à explicação, pegue lápis e caneta, pois vamos dividir a explicação em dois passos. Primeiro a história, depois a questão de investimento e propaganda do filme. É preciso antes que você entenda que nem todo filme que vem dos EUA é bom, mas a maioria ou é bom ou vende bem mesmo sendo ruim, e isso é importante.

Com relação à história a explicação está na fonte. Não sei se você já reparou nisso, mas depois que descobri comecei a olhar na maioria dos filmes, e descobri que muitos realmente são assim. O segredo é que a maioria dos filmes é baseada em livros e gibis, e isso possibilita um infinito maior de história. Veja no Brasil, isso não ocorre, a maioria dos filmes são escritos por roteiristas. Imagine agora que existam vinte roteiristas no Brasil, ou seja, são vinte possibilidades de criar uma história. Agora voltemos para os EUA, com os mesmos vinte roteiristas, mas eles também usam história de livros e gibis, o que acarreta em infinitas possibilidades de roteiros.

Quantos filmes no Brasil você conhece que foram feitos a partir de livros ou gibis, e não estou falando dos clássicos, estou falando de livros novos, jovens, escritos e fazendo sucesso na atualidade. Diga-me quantos e quais? É óbvio que você vai achar poucos, isso se conseguir achar, e enquanto você pensa deixa eu te dizer os filmes americanos baseados em livros ou gibis: Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Sex And The City, Batman, Depois da Terra, Percy Jackson, As Aventuras de Pi, além de outros tantos. Sem contar que alguns roteiristas também escrevem livros.

Agora com relação ao investimento e propaganda, como já expliquei, nos Estados Unidos as coisas funcionam diferente, e por lá a maioria dos estúdios de cinema são donos ou parceiros dos canais de televisão, o que possibilita que um filme seja muito bem divulgado. Por aqui acontece diferente, somente um canal tem uma produtora de cinema, e o problema é o tipo de filme que esse maior canal de televisão divulga, a Globo, como vocês conhecem, divulga muitos filmes de comédias besteirol. Não que seja contra esse tipo de filme e nem que ele seja ruim, mas é claro que uma história desse tipo nunca será lembrada pela sua qualidade. Por esse motivo alguns filmes brasileiros de muita qualidade não são bem divulgados.

1 comentário


  1. Não é bem assim, a maioria dos filmes de hollywood nem passava perto de livros ou gibis, mais alguns anos atras começaram a ver que roteiros baseados em games, quadrinhos e livros de sucesso era um grande negocio. pois ja tinha um caminho pronto para se seguir.
    Mas o grande sucesso, se deve ao fato que as grandes produtoras de filme se preocupa com o sonho, a ficção, amores impossíveis e etc, para distrair e levar as pessoas a um outro mundo de ilusões….

    No Brasil é ao contrario os roteiros mostram a realidade, a pobreza, prostituição, traição, putaria em filmes só não tem em filme infantil ou religioso, porque em todos tem, nem que for para pagar um peitinho em alguma cena.

    Agora me diz oque é melhor para se assistir, A realidade que você vê todos os dias ou uma historia fictícia que você só tem em sonhos ?

    Esse assunto é grande tem muitas coisas envolvidas também, mais resumindo é isso!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.