Onde está a liberdade nos celulares?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Celular bloqueado

Alguns dizem que tudo o que pagamos com o nosso dinheiro é nosso. Mas isso não está totalmente certo, pelo menos não com os celulares.

Você deve se lembrar que até alguns anos atrás os celulares eram bloqueados, mas devido à pressão e constantes propagandas da Oi (que também bloqueava), os celulares podem ser desbloqueados. Mas eles não vêm assim de fábrica, algumas operadoras bloqueiam os celulares e é necessário você comprar o celular e depois desbloquear.

O problema já começa ai. Mas existe outra coisa. Você sabe que é comum a troca de aparelhos. Uns compram celulares novos e vendem os velhos para outros. E às vezes esses outros não têm a mesma operadora de celular, por isso é necessário desbloquear o aparelho. E como é que desbloqueia o aparelho? Você liga para a operadora que vendeu o celular e pede para eles desbloquearem.

O problema é que quando você for tentar desbloquear eles vão pedir o número do celular da operadora em questão e os seus dados. Primeiro você pode não ser cliente dessa operadora, segundo para que pedir os dados se o que quero é desbloquear o aparelho e não o chip (linha).

Outra coisa que muita gente não sabe é que quando o celular é roubado você pode, além de bloquear o chip, bloquear o celular. Mas o que é necessário para bloquear o aparelho? Novamente ligar para a operadora onde o aparelho foi comprado e solicitar o bloqueio. O problema é que para conseguir fazer isso é necessário novamente ser cliente da operadora. Aliás, e se eu comprar o celular avulso, para quem é que eu ligo mesmo?

Agora pergunto: onde está a liberdade dos celulares? Pois em outros aparelhos estamos presos a apenas uma empresa, como Fiat, Volkswagen, HP, LG, Cônsul. Mas no celular estamos presos a duas, além da fabricante (Nokia, Samsung, Siemens), ainda estamos presos a operadora (Claro, TIM, Oi, Vivo).

Só nos resta deixar essa propaganda, que ainda continua válida. Pois ainda estamos bloqueados a uma operadora, que deveria apenas nos prender a usar seus chips, e não todo o celular.

4 Comentários


  1. Realmente as operadoras de telefonia celular querem nos prender, quando não dá por uma forma eles tentam outra.

    Responder

  2. Acho que a melhor alternativa para escapar dos abusos das operadoras de telefone que batem recordes de reclamação é a ressurreição dos orelhões…
    Quem sabe quando as empresas começarem a perder dinheiro não passem a tratar melhor seus clientes?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.