Chocolate não engorda

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Chocolate

Quem não gosta de chocolate bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou é louco mesmo. E é assim que iniciamos mais uma conclusão sobre o chocolate, esse que é um dos produtos que mais tem o efeito Ioiô, um diz que é bom, outro diz que é ruim.

Dessa vez o estudo vem lá da Espanha, da Universidade de Granada, publicado na revista cientifica Nutrition, e derruba a crença de que o chocolate nós faz engordar. Segundo os cientistas um alto consumo de chocolate está ligado a níveis mais baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta e da quantidade de exercício físico do usuário.

O estudo foi feito com quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, e foram analisados a quantidade de consumo de chocolate e os dados cruzados com índice de massa corporal, porcentagem de gordura corporal e circunferência da cintura. De fato, os resultados foram independentes do sexo, maturidade sexual, consumo de chá ou café, idade e até mesmo a atividade física dos participantes, como os cientistas puderam comprovar.

O relatório inclui várias medidas de corpo, uma medida objetiva da atividade física, registro alimentar detalhado usando dois lembretes não consecutivos de 24 horas com um programa de computador baseado em imagens, e controla a possível influência de um conjunto de variáveis-chave. Assim o estudo é, talvez, o maior e melhor estudo controlado até à data, além de ser o primeiro realizado em adolescentes.

E antes que você vá abrir sua caixa de chocolate, veja que não é só comer e pronto, pois segundo os pesquisadores “em quantidades moderadas, o chocolate pode ser bom, como demonstrou nosso estudo. Mas um consumo excessivo é, sem dúvida, prejudicial”. Ainda segundo palavras da principal autora da pesquisa, Magdalena Cuenca García, “recentes estudos realizados em adultos sugerem que seu consumo (do chocolate) se associa a um menor risco de transtornos cardiometabólicos. É um grande antioxidante, antitrombótico e anti-inflamatório, tem efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a prevenir a doença isquêmica do coração”.

Que tal um chocolate agora?

Fonte: Muy Interesante

3 Comentários


  1. O chocolate não engorda, o que engorda são o açucar e a gordura acrescentados para fazer o chocolate…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *