Gele uma bebida em apenas 45 segundos

Tempo de leitura: 2 minutos

Bebida gelada

Muitas vezes fazemos uma festa em casa, ou mesmo um almoço de família, e compramos algumas bebidas, podendo ser alcoólicas ou não. O problema é que muitos de nós não temos um freezer em casa, e às vezes todas as bebidas não cabem na geladeira. E aí precisamos de todas as bebidas, e não adianta tirar uma bebida e já ir colocando outra, pois as bebidas precisam de muito tempo para gelar, ao menos uma hora se for no congelador.

E mesmo com um freezer em casa, também é necessário adicionar as bebidas algumas horas antes de beber, senão elas não ficarão geladas o suficiente. É por isso que uma empresa chamada Enviro-Cool, lá da Grã-Bretanha, criou um aparelho chamado V-Tex, um aparelho que pode levar uma bebida para 4°C em 45 segundos ou menos. Além disso, há uma economia de energia de 54% se comparada aos refrigerados de porta de vidro, como aqueles que vemos nos supermercados e restaurantes.

O V-Tex trabalha utilizando pequenas quantidades, tirando a necessidade de deixar um freezer sempre cheio enquanto funciona. Para que tudo isso funcione eles giram as bebidas criando vórtices de Rankine, um tipo de redemoinho de líquidos viscosos que permite que líquidos carbonatados (com gás) sejam misturados sem prejudicar as bolhas de dióxido de carbono. Basicamente ele permite que o líquido gele, mas não congele, ou seja, não forme um gelo dentro do líquido, e não perca o gás.

Ele está sendo projetado de diversas maneiras, uma compacta para ser usada em casa, e uma comercial que pode ser usada em bares, lojas e supermercados. O próximo passo é colocar a máquina para funcionar, já que eles ganharam um investimento financeiro de 930 mil euros (quase 3 milhões de reais) da Comissão Europeia para transformá-lo em um produto comercial.

Eles já conseguiram parcerias com empresas que vão ajudar no desenvolvimento e distribuição da máquina. Engenheiros da empresa recentemente criaram um braço robótico para adicionar a mercadoria diretamente na máquina, de modo que a colocação e entrega da lata seja totalmente automática. Testes com consumidores estão previstos para começar em um supermercado na Holanda no final de Outubro.

Essa ideia pode substituir os refrigeradores que temos atualmente, podendo fazer com que não seja mais necessário deixar bebidas por horas dentro do freezer. Bastaria guarda-las em uma temperatura suficiente para conservar por muito tempo, e na hora de vender era só colocar na máquina e 45 segundos depois pegar a bebida geladinha e levar para casa.

Fonte: Super Interessante, Enviro-Cool

4 Comentários


  1. E ai vc abre a lata e ela explode de tanto que foi agitada ali.. HAUHUAHHUAHA

    Responder

    1. Rodrigo,
      É justamente ai que está o truque. Ela não gira de qualquer maneira, tem todo um cálculo por trás, que permite que ela gire sem ser realmente agitada e assim balançar o gás.

      Responder

  2. Olha…teu congelador deve ser uma MERDA, porque o meu gelaria, de boa, em 15 minutos no máximo…
    E cerveja deve ser gelada lentamente, a ceva daqui já é uma bosta, se tu gela muito rápido ela perde sabor, ou seja, fica uma bosta com gosto de xixi…
    Stella Artois gelada lentamente, e tenho dito!!!!!!

    Responder

    1. A geladeira da minha casa é nova, e nela há uma função chamada "smart bar" que é utilizada para gelar bebidas mais rapidamente. Nesse função para gelar algumas latinhas é necessário demorar cerca de 1 hora. Estamos falando de gelar corretamente, para que a bebida não perca o sabor, como você falou na cerveja, e não de simplesmente congelar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.