Você sabe quem são os heróis da revolução?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem são os homens e mulheres que revolucionaram o nosso mundo? Que fizeram com que tivéssemos a tecnologia que temos hoje, e que é acessível a todos? Desde que pague um baixo valor.

Eles são os hackers. Mas o que é ser um hacker:

“Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.” (Fonte: Wikipédia).

E a história desses homens e mulheres está presente no livro Os Heróis da Revolução, do autor Steven Levy, publicado pela Editora Évora. Que conta a história de pessoas que fizeram a revolução da computação, que sonharam alto, pensaram “fora da caixinha”, e tornaram o mundo o que é hoje.

O livro conta a história desses hackers desde o ano de 1950. Quatro anos após a invenção do computador. Na época os computadores ocupavam uma sala e não eram nada amigáveis. Era difícil escrever um programa, ou qualquer outra coisa. Mas isso não impediu os hackers, que sem nenhum livro, professor, ou qualquer ajuda, foram atrás de como fazer as coisas nesse computador.

Tiveram também dificuldades para conseguir trabalhar nos computadores, pois os computadores eram de grandes empresas, pertenciam às universidades, e custavam a fortuna de 3 milhões de dólares. Então já deu para perceber que não seria fácil para uns jovens de 20, 18, 14 anos, ter acesso às salas protegidas onde ficavam os computadores. Porém com muita astúcia, conseguiram driblar a burocracia, e ter acesso aos computadores.

Os Heróis da Revolução

O livro é dividido em quatro partes. A primeira fala sobre os hackers que começaram a vida hacker. São eles que começam a desenvolver algumas coisas para os computadores, e que começam a desenvolver a Ética Hacker, que acima de tudo deveria ter informação compartilhada por todos. São eles que desenvolvem os primeiros sistemas operacionais e também os primeiros jogos para computador. Porém é nessa parte que surge o princípio da internet, o livro não fala exatamente, mas quando ler o livro repare no hacker Stew Nelson, é ele que desenvolve o princípio da internet.

Falando em quem desenvolve coisas inovadoras, é na segunda parte que teremos diversas outras mudanças. Na primeira parte os hackers estavam preocupados em desenvolver programas. Já na segunda o objetivo é desenvolver o computador em si, é justamente ai que começará a corrida que acabará no Apple II, o primeiro computador pessoal, acessível a todos, inclusive quem não era hacker. Nessa parte você vai conhecer a fundação da Apple, e descobrir quem realmente é o gênio da Apple. Também conhecerá a história do hacker Bill Gates, e saberá como ele conseguiu fazer a Microsoft se tornar a empresa que é hoje.

Na terceira parte iremos ver os hackers dos jogos. Como diversas empresas surgiram, como foi possível que hoje tenhamos jogos tão complexos. Nessa parte verá grandes empresas, como Atari, Fox e tantas outras. Particularmente gostei da parte do surgimento da Eletronic Arts (EA), que atualmente é responsável por jogos como Fifa.

E chegamos à última parte, onde iremos conhecer a queda da Ética Hacker, e conheceremos o último dos verdadeiros hackers. O interessante é que esse é o final original do livro, porém o livro foi lançado em 1983, há 29 anos. Mas a versão que a editora Évora trouxe para o Brasil já contem dois posfácios. Um datado de 1993, dez anos depois, onde Steven Levy faz um levantamento sobre o livro. O outro de 2010, onde ele volta a fazer entrevistas com pessoas que estiveram no livro e também acrescenta mais dois avanços da tecnologia, internet e mídias sociais, representados pelo Google e por Mark Zuckerberg.

O livro é leitura obrigatória para todos que querem ou estão se aventurando na área da tecnologia. Pois foram esses homens e mulheres que tornaram possível que hoje eu esteja escrevendo este artigo, e que o mundo seja do jeito que é hoje. O que seríamos de nós sem a contribuição de Stew Nelson, de Steve Wozniak (entenderão quando ler o livro), e tantos outros hackers.

A leitura não é fácil, pois tem diversos termos de tecnologia, e também tem muitos nomes. Mas para os nomes o problema pode ser resolvido de maneira fácil, no final do livro há um capitulo dedicado apenas a ter alguns nomes e o que fizeram, para quando você esquecer quem fez o quê.

Não escreverei mais, pois se não estarei tirando a mágica do livro. Quando você descobre o que foi realizado, e também por causa das situações engraçadas que acontecem com os hackers.

Para quem quiser se deliciar com esse maravilhoso livro, de uma história incrível, ele está a venda na Americanas por R$ 74,90.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.