Trabalhe muito com pouco estresse

Tempo de leitura: 2 minutos

Estresse

O estresse é um mal que vem afetando muita gente nos dias atuais. Ele é nada mais do que o desgaste físico e mental causado por determinados estímulos externos, ou seja, nada mais do que a resposta do nosso corpo a carga de coisas que fazemos e que temos que lidar.

O nome foi emprestado de um termo da física que designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez nesse sentido em 1936, pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.

Há diversas razões para ele ser causado, pode ser pela ansiedade, pela mudança brusca de hábitos, pelo ambiente de trabalho, pela carga de responsabilidades, e por uma situação extrema. Se persistir o sintoma o corpo começa a baixar seus mecanismos de defesa, tornando possível a possibilidade de vir a ocorrer doenças, principalmente as cardiovasculares.

Na rotina de muitos profissionais ele está muito presente, isso ocorre devido a enorme quantidade de trabalho que algumas pessoas têm. E nesse quesito erra quem acredita que os homens sofrem mais do problema, pois muitas mulheres além de uma rotina de trabalho ainda têm que se virar como mães e donas de casa.

É certo então que seja impossível, ou ao menos muito difícil, diminuir a carga de trabalho. Porém é possível diminuir e até quase zerar a carga de estresse. E quem conta como a gente pode fazer isso é André Caldeira, no seu livro Muito Trabalho, Pouco Stress, publicado pela Editora Évora.

Muito trabalho, pouco stress

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira você conhece Joe Labor, um workaholic que se dedica totalmente ao seu trabalho, um daqueles caras que vemos por aí em muitas empresas, aquele que veste a camisa da empresa, mesmo quando está em casa. Na segunda parte há uma reflexão sobre a vida de Joe Labor, os pontos onde ele erra e o que ele deveria fazer para consertar. Na terceira parte é o epílogo, a parte de como está Joe depois de tantos anos de trabalho. A última parte são textos do blog que deu origem ao livro, são textos que nos fazem refletir sobre nós mesmos, sobre quem somos e para onde estamos caminhando.

Particularmente fiquei com um pé atrás quando recebi o livro, tudo porque no começo do livro há a avaliação de diversos empresários importantes, e assim achei que seria um livro chato. Mero engano, quando comecei a descobrir a história de Joe Labor percebi que a narrativa é bem escrita, e que o livro trata muito bem sobre o assunto.

Joe Labor é um executivo, e por isso pode parecer que as dicas são apenas para pessoas dessa área. Mas não, se você tem algum trabalho estressante essas dicas podem ser para você. Lembrando sempre, que como disse sobre o livro Pai Rico, Pai Pobre, essa não é uma fórmula mágica, é preciso que após fazer essa leitura você olhe para si e se pergunte qual dessas mudanças precisa fazer na sua vida. Para os interessados o livro está à venda na Saraiva por R$ 39,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.