Sessão Nostalgia: Amarelinha

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira que consiste em pular sobre um desenho riscado no chão, e o objetivo final é chegar ao céu. O nome amarelinha vem do francês marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo.

Dependendo do lugar a brincadeira pode ter outros nomes como macaca, marelinha, pular maré, sapata, e tantos outros dependendo do país que a amarelinha está sendo jogada.

É uma brincadeira muito fácil, basta desenhar no chão diversos quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10, que podem ser desenhados usando giz ou apenas uma pedrinha caso vá brincar na areia. Por último ainda se desenha o céu, o objetivo final do jogo.

Para começar tira-se na sorte para ver quem vai ser o primeiro. Depois o jogador pega uma pedrinha e joga na casa número 1, se errar passa a vez, se acertar ele pula num pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Se chegar ao céu, sem pisar errado nas casas, ele pisa com os dois pés e depois retorna para o começo. Quando chega às casas 2-3 precisa se agachar e pegar a pedrinha, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida.

Se não errar, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo o processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu (bonito isso, não?).

Essa brincadeira é outra daquelas que desenvolve muitas habilidades de quem as joga. Algumas delas são equilíbrio, raciocínio rápido, coordenação motora, e o melhor de todos, aprender com erros e depois ter a chance de não cometê-los novamente.

Amarelinha sempre foi uma brincadeira muito boa, mas que nunca foi muito boa para mim, a verdade é que nunca ganhei, ou seja, nunca tive a oportunidade de chegar ao céu.

Com informações da Wikipédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.