As verdadeiras Brancas de Neve

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Branca de Neve

Todo mundo já deve ter ouvido falar na história da Branca de Neve, a princesa que tem uma madrasta que não gosta dela e manda a princesa à morte. O caçador que poupa sua vida e ela encontra os sete anões, depois o príncipe encantado se casa com ela e eles vivem felizes para sempre.

Essa é a história como a maioria de nós conhece, história propagada pela animação da Disney Branca de Neve e os sete anões, de 1937, que custou 1,5 milhão de dólares para ser produzida, e foi considerada pela Academia uma inovação significativa das telas, que encantou milhões e abriu um novo campo de entretenimento.

A história da animação de Walt Disney é baseada no conto “Pequena Branca de Neve” dos irmãos Grimm. Contudo a versão da Disney retirou as partes mais violentas da história e colocou muito humor na trama, o que foi bom, mas nos retirou a possibilidade de conhecer a verdadeira história dessa história.

A história da Branca de Neve não é tão simples quanto parece, e nem ao menos tem apenas uma versão. Existem várias versões de diferentes épocas, de diferentes países e principalmente com diferentes pontos. Reunir tudo o que se sabe sobre os contos de fadas é praticamente impossível, mas é perfeitamente possível reunir muita informação para você conhecer mais sobre Branca de Neve e as histórias dos contos de fadas.

É o que você pode descobrir no livro “Branca de Neve – os contos clássicos”, do autor Alexandre Callari, publicado pelo selo Generale da Editora Évora. Alexandre reúne diversas informações sobre a Branca de Neve, e com isso consegue fazer também com que o leitor conheça um pouco mais sobre o universo dos contos de fadas.

Livro Branca de Neve

O livro é dividido em três partes. A primeira reúne sete contos sobre a história. Os contos são escritos por autores diferentes, de culturas diferentes, e de tempos diferentes. É uma coletânea que mostra um pouco como a história foi desenvolvida. Algumas histórias têm personagens diferentes do que estamos acostumados a conhecer. Além do mais ao final de cada conto Callari faz um comentário, nesse comentário ele mostra significados que estavam presentes no conto e que a gente nem percebeu, e ainda esse comentário é o ponto de partida para conhecer mais sobre os contos. Com o comentário fica muito mais fácil compreender o texto.

A segunda parte é Branca de Neve na cultura contemporânea, onde ele demonstra as adaptações que foram feitas para o cinema, teatro, pastiches e HQs. Dessa forma é possível conhecer como o conto vai se difundindo e chegando cada vez mais até nós.

A terceira parte é um conto inédito, escrito pelo próprio Alexandre Callari, chamado “Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve”. O conto é uma recriação do conto original, mas colocando muito mais detalhes. Nesse conto a parte psicológica dos personagens é bem mais abordada e elabora, dando mais vida, e ao mesmo tempo mais interesse pelas personagens.

Ao ler o livro foi possível conhecer um pouco mais sobre contos de fadas, e não só isso, também foi possível conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade e como ela desenvolveu suas crenças.

E para quem quiser entrar e conhecer esse mundo o livro está disponível na Saraiva por R$ 29,90.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.