Sessão Nostalgia: Mario

Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de falarmos do Super Nintendo, vamos agora falar de um dos seus maiores jogos.

Mario

Mario é um personagem fictício da Nintendo criado pelo designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Mario não começou estreando logo a sua série de jogos, antes disso ele teve muito caminho a percorrer.

Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo a serviço da Nintendo, o jogo do Popeye. O jogo foi escrito, mas não pode ser lançado, pois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Então Shigeru Miyamoto foi chamado para criar um jogo usando apenas as suas ideias.

Ele fez um jogo baseado no Popeye, mudando apenas os nomes e formas dos personagens e alterando um pouco a história. Disso nasceu Donkey Kong, que tinha um personagem chamado Jumpman, representando o Popeye, que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olívia) do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus).

Mas alguém percebeu que Jumpman era muito parecido com Mario Segalli, um italiano que trabalhava no escritório da Nintendo em Nova York. E por isso o nome mudou de Jumpman para Mario.

Evolução de Mario

Inicialmente Mario era um carpinteiro, mas depois começou a ser considerado um encanador por causa das tubulações presentes no jogo Mario Bros.

Na história Mario e Luigi foram consertar um cano de uma mulher, até que foram sugados para o Reino dos Cogumelos e conheceram a Princesa Peach e, ajudaram ela a se proteger do Bowser. Mas Bowser consegue capturar a Princesa Peach, então Mario e Luigi precisam resgatar a princesa e salvar o Reino dos Cogumelos.

Sem lembrar que Mario usa boné porque o designer dele não gostava de desenhar cabelo, por achar difícil. E também tinha um grande nariz e um belo bigode porque naquela época era difícil fazer os movimentos da boca, então o bigode e o nariz serviam para esconder a boca.

Mario é um dos personagens mais famosos da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até hoje já foram vendidos mais de 210 milhões de unidades dos mais de 80 jogos no mundo inteiro. Devido à sua fama, ele também inspirou programas de televisão, cinema, quadrinhos e uma linha de produtos licenciados.

Com informações da Wikipédia.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.