Sobre câncer e cabelos

Tempo de leitura: 2 minutos

Cabelo e câncer

Têm acontecido muitas doações de cabelos nos últimos tempos. O motivo? Seria para que esses cabelos pudessem ser usados nas pessoas que tem câncer e acabaram perdendo os seus próprios cabelos.

Instituições de caridade, associações e pessoas comuns se juntaram para que essa campanha desse certo. Iniciada com algumas famosas que doaram seus cabelos, a ideia se espalhou por todo mundo e já é febre pelo país inteiro. Mulheres de todas as idades estão doando seus cabelos, e alguns homens possuidores de longas madeixas estão fazendo o mesmo.

É um ato bonito e de quem se preocupa com o próximo. Só que há outro problema, e que poucas pessoas talvez tenham se perguntado. Por que será que doamos cabelos? Não responda para ajudar as pessoas com câncer, esse é um motivo, mas não o motivo intrínseco. Na verdade doamos cabelo por outra razão, chamada aparência.

Acreditamos que a aparência é tudo, julgamos o outro por ela, e não nos damos conta de que ao cortar nossos cabelos para pessoas com câncer estamos na verdade contribuindo com essa ideia. Responda-me, o que há de errado em não ter cabelos? O problema real, e que afeta pessoas com câncer e sem câncer, nesse sentido, é a aparência. Além de ter um grave problema de saúde, você ainda tem que conviver com a repentina queda de cabelo.

A aparência passa a ser mais importante do que tudo. Quanto a isso também não sou diferente, prefiro mais uma mulher bem vestida e arrumada, do que uma que usa blusa rosa, calça rosa e sapato rosa. Também julgo pela aparência. Assim como também julgo alguém que está sem cabelos, seja por câncer ou outro motivo. Não que nunca seria amigo de alguém com câncer, não é isso, mas de certa forma sinto uma enorme empatia por alguém que está passando por um problema tão grave por causa dessa doença.

Agora você não precisa ficar triste se já doou seu cabelo, aliás, te dou meus parabéns pelo ato, pois você saiu um pouco do seu mundinho e resolveu ajudar os outros. Eu mesmo se tivesse cabelo grande faria o mesmo, e se também não conseguisse julgar pela aparência, ficaria careca agora para mostrar que não há nenhum problema nisso.

Mas por enquanto, ainda estamos muito ligados nessa questão de beleza e cabelos, ainda alimentamos muito essa ideia. E por isso, ao menos por enquanto, ainda precisaremos doar cabelos para pessoas com câncer por que há um grave problema em ser calvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.