Tempo de leitura: 1 minuto
Lembro-me de quando eu era pequeno e passava algumas horas jogando videogame, e de vez em quando escutava minha mãe dizendo: Filho, vai ler um livro. Naquele momento eu pensava duas coisas: Minha mãe não entende como jogar é legal e Ler é muito chato. Mas, percebi que não era o único a pensar desse jeito, agora existe uma bibliografia que posso indicar para minha prole. O nome é bastante sugestivo: 1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer.
“1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer” é o primeiro e mais completo guia já publicado dos melhores jogos. Organizado cronologicamente e com games para diversas plataformas (PC, Xbox, PlayStation, etc.), este livro apresenta antigos clássicos e novos favoritos, games que rapidamente se consagraram junto aos usuários e a crítica especializada. Cada resenha traz detalhes sobre a data original de lançamento e as plataformas em que o game está disponível. Textos informativos escritos por uma equipe internacional de jornalistas, designers e críticos do setor explicam o funcionamento de cada jogo e suas qualidades gráficas, além da contribuição para seus respectivos gêneros.
O livro apresenta uma coletânea que qualquer gamemaniaco de carteirinha reconhece. É uma proposta muito interessante, primeiro porque a nova geração de jogadores poderá conhecer os tais jogos que fizeram seus pais tão felizes, e para os jogadores veteranos, surge um novo suvenir, item obrigatório para colecionadores.
Apesar desse coquetel de nostalgia alguns aficionados por games criticaram a obra, pois, alguns dos jogos considerados clássicos para os brasileiros não foram listados. Enfim, se você curte história, ama videogames ou simplesmente está querendo ler algo diferente. Fica essa sugestão.