A internet é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Internet

O Facebook tem mais de 750 milhões de usuários, o que gasta 532 milhões de quilowatt-hora de energia e joga na Terra 285.000 toneladas de dióxido de carbono, esses são os números de 2011, o que significa que é gasto 269 gramas de CO2 por “usuário ativo”.

O número pode parecer pequeno, mas quando unido o uso do Facebook e de outros servidores pelo mundo, eles consomem boa parte da crescente energia do globo.

Por exemplo, para manter os servidores da Amazon (uma das maiores do ramo) funcionando, é preciso coloca-los numa sala a 21 graus Celsius. E existem hoje mais de 500 mil centros de processamento de dados no mundo, mantendo mais de 32 milhões de servidores individuais.

Fazenda de servidores, de acordo com o especialista do centro de processamento da Universidade de Stanford, Jonathan Koomey, consomem agora cerca de 1,5% da eletricidade do mundo, cerca de 300 bilhões de quilowatt-hora de eletricidade por ano. Os servidores da Google são os maiores consumidores, gastam cerca de 2 bilhões de quilowatt-hora por ano.

Isso torna a internet num dos maiores emissores de gases do efeito estufa, cerca de 230 milhões de toneladas, isto é o que todos os países da Escandinávia emitem juntos. Empresas de internet, é claro, não estão olhando para as contas de energia ou grandes alterações climáticas catastróficas, visam apenas o lucro.

Porém há uma maneira de resolver o problema. A ideia para reduzir o uso de energia em salas de servidores é simplesmente elevar a temperatura que tais servidores operam. “Por que os centros de dados precisam ser resfriados entre 18 e 21 graus Celsius? Pessoas estão preocupadas com confiabilidade”, diz Charles Rego, arquiteto-chefe da Intel para centros de processamento de alta densidade e de infraestrutura de nuvem.

Mas os servidores atuais podem operar confortavelmente em 27ºC, e a Intel especifica que seus chips podem tolerar até 35ºC, sem perda de desempenho. “Para cada grau Celsius que você retira, cerca de 4 a 5 por cento de energia é poupada”, observa.

Fonte: Scientific American

7 Comentários


  1. Aiaiai… melhor começar a usar menos a internet então… parabéns pelo post.

    Responder

  2. Aí meu camarada, ao invés de copiar e colar conteúdo de outras fontes, primeiro procure saber a veracidade de tal.

    Se você estudar um pouco o assunto descobrirá que essa apologia ao “aquecimento global” nada mais é que um lobby das grandes potências para frear o desenvolvimento dos países emergentes.

    O CO2 é indispensável, pois sem ele não existe nenhuma forma de vida.

    Não seja alienado (ou você acredita que garrafa plástica e esterco de vaca influenciam no “aquecimento global”).

    “Aqueles que esquecem o passado, estão condenados a repeti-lo”.

    Um abraço.

    Responder

    1. George,
      Existe uma coisa chamada consenso, mesmo que eu não acredite em algo como o aquecimento global, precisarei saber disso em um concurso, e colocarei como o CO2 sendo responsável por isso. Já quanto a veracidade da notícia, ela foi originalmente publicada na Scientific American, uma das mais respeitadas revistas de ciência do mundo, onde a maioria das notícias que você vê no seu jornal sobre ciência já apareceram nela.

      Responder

  3. Senhores, o que você acha que consome mais energia e consequentemente produz mais gas carbonico:

    1-um cara em casa pede um produto pela internet ele é entregue em casa

    2-um cara pega seu CARRO vai até VARIAS LOJAS pesquisar preços e compra um produto, LEVA o produto para casa.

    esse exemplo não é valido apenas para compras, a internet nos traz confortos E ajuda o meio ambiente

    Responder

  4. Se não fosse o efeito estufa não existiria vida na terra da forma como a conhecemos. O aquecimento global é apenas uma hipótese não comprovada e não existem dados científicos que comprovem qualquer alteração drástica no clima global.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.