Invisible Children e uma verdade que esqueceram de contar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Joseph Kony

No domingo (18) apareceu no Fantástico, programa da Rede Globo, uma reportagem sobre o Kony 2012. Para quem não conhece é uma campanha que quer fazer o mundo conhecer o bárbaro Joseph Kony.

A campanha é uma ideia da Invisible Children, liderada pelo cineasta Jason Russel. A campanha começou há algum tempo, e consegui fazer com que os Estados Unidos enviassem tropas para ajudar o exército de Uganda. Mas infelizmente ainda não conseguiram capturar Kony, e os EUA pretendem retirar o seu exército.

E para isso não acontecer Russel criou a campanha Kony 2012. Que faria com que as pessoas pudessem conhecer o tal Joseph Kony, e assim tornar mais fácil a sua captura para ser julgado por suas atrocidades no comando do LRA.

O vídeo de 30 minutos da campanha conseguiu chegar a 100 milhões de visualizações no YouTube em apenas 6 dias. Se compararmos com o vídeo de Susan Boyle, o vídeo “Kony 2012” foi mais rápido 3 dias.

Mas primeiro veja o vídeo, e se já viu pode pular para a próxima parte do texto.

O que vou falar não é totalmente sobre a campanha, e sim sobre a atitude da Rede Globo de Televisão através do seu programa Fantástico. A edição do dia 18/03/2012 traz um relato sobre a campanha.

Porém três coisas devem ser observadas, primeiro em relação ao tempo, inclusive em sua página na internet o título da matéria é: “Denúncia contada no vídeo Kony 2012 aconteceu há 10 anos”. Eles dizem que uma imagem de um centro de refugiados na verdade é há anos. O problema é que eles dizem como se o Invisible Children estivesse mentindo, mas se você assistir o vídeo perceberá que eles realmente falam que isso foi há alguns anos.

Fala também que as tais 30.000 crianças foram há muito tempo. E o vídeo nunca negou isso, eles dizem claramente que Joseph Kony já arrastou 30.000 crianças para o seu exército, eles nunca falam o tempo. Inclusive o vídeo aparece com Jacob criança, e no final do vídeo ele já está um adulto. Sem contar que Russel fala que demorou alguns anos para cumprir a promessa que fez a Jacob de tentar “derrotar” Kony.

Sem contar que a Invisible Children é uma ONG midiática, ou seja, seu foco é conscientizar as pessoas. E ai vai mais uma vez a Globo dizer que a Invisible Children gasta o dinheiro dos doadores apenas para fazer vídeos, mas o maior objetivo da ONG é realmente conscientizar as pessoas, sem se esquecer de ajudar também.

Outra coisa também é que a Globo deixa bem claro que a Invisible Children é uma ONG falsa e que não merece a sua doação. Que boa parte da história de Kony é falsa, ou seja, tenta manipular os fatos. E tenho uma mensagem caso algum editor da Globo leia isso: “Por favor, percam trinta minutos do seu dia para assistir ao vídeo totalmente e ai sim poder fazer uma boa análise”.

E na matéria um especialista diz que se o vídeo tivesse sido feito há dez anos ele estaria totalmente engajado na campanha, e que agora o exército de Kony está enfraquecido. Para ele e para você querido leitor tenho uma última mensagem: “Mesmo que Joseph Kony estivesse hoje em casa, tomando um leite quente e fazendo tricô, será mesmo que todas as atrocidades que ele cometeu há 10, 25 anos, não seriam suficientes para sua prisão?”. O que você acha?

7 Comentários


  1. Meu amigo, vc já assistiu o video Let’s Make Money?
    Não? Assista!
    Assistiu? Então, o que vc acha?
    O video é grande. Maior ainda é o estrago apresentado. Estrago esse, aplicado por grandes empresas e milionários que exploram, impiedosamente, os povos de países pobres, principalmente os africanos, usando a fragilidade dos próprios países que, igualmente sem escrúpulos, negociavam o próprio povo ao entregarem sua soberania.

    “Assassino econômico” narra como capitalismo predador fabrica crises financeiras
    Tue, 01/11/2011 – 11:21
    Divulgação Bastidores da economia revelam como crises são fabricadas Ele confessa, foi um “assassino econômico”. O título era pomposo – Economista-Chefe, mas na verdade John Perkins era membro de uma elite de “matadores de aluguel”, cuja função é enganar e saquear o Terceiro Mundo. Para esse pessoal, vale tudo. Como parte do job, identificar países com recursos cobiçados pelas corporações onde trabalham, visitá-los e convencer seus líderes a aceitar empréstimos impossíveis de pagar, a privatizar bens e a vender os produtos cobiçados por um preço de pechincha. Quem não entra no jogo, morre. O sucesso dessa ação predadora no Terceiro Mundo foi tão grande que tubarões corporativos, famintos por mais grana, resolveram aplicar a mesma fórmula nos Estados Unidos e no resto do planeta. O resultado o mundo já conhece: o recente desastre financeiro global. Em “Enganados: um assassino econômico revela por que os mercados financeiros do mundo implodiram e o que é necessário para reconstrui-los” (Cultrix), Perkins não deixa pedra sobre pedra e conta tudo o que sabe sobre esse criminoso capitalismo predador. Leia mais (10/01/2011 – 21h21)

    Não faço apologia à carnificina que Joseph Kony praticou e ainda pratica, e nem sou maluco de algo assim, mas fazer protesto pela WEB, sentado numa confortável cadeira é muito fácil. Essa turminha do “Invisible Children” pode até ter boas intenções, mas de boas intenções o inferno está cheio, ainda mais caindo dinheiro de tudo que é lado no bolso. Igualmente, não faço apologia à postura da Rede Globo, mas verdade seja dita, apresentaram o resultado de uma auditoria séria, feita por auditores sérios, da conduta ética/financeira da tal ONG. E essa auditoria é aplicada a todas as ONGS. Meu amigo, vc quer ajudar, procura a Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras e/ou então vá para o FRONT. Essa história da Africa vem sendo denunciada há anos por grandes cineastas e famosos, os quais, inclusive, se colocam na linha de frente. Semana que vem estarei partindo, novamente, prá lá, a fim de tentar ajudar a salvar mais alguns. VAMOS NESSA?

    Responder

  2. Me passe o e-mail desse Wagner?

    Eu me interesso em ir ao FRONT ou aonde quer que seja para ajudar ao próximo.

    Responder

  3. São poucas coisas que me tiram do sério, mas assistir a Globo denegrindo a campanha me deixou emputecido.

    Sou da opnião de que, se não ajuda, não atrapalha, a Globo conseguiu mudar todo o foco da campanha dizendo que a função da ONG era "Arrecadar fundos para a captura de Joseph Kony"

    Acho que a redação do fantástico não assistiu o vídeo.

    Responder

  4. Quem da ibobe para globo mesmo que seja vendo um comercial tem mais é que se fuder ….

    Responder

  5. Pelo amor de Deus… Vamos estudar mais história e se ligar na verdade que nos acerca. Como ainda tem gente adormecida… Sei que todos que apoiam fazem isso de coração e é exatamente aí que este tipo de campanha quer atingir para conseguir apoio popular para cometer absurdos tão absurdos qnto do tal Kony.

    Ta certo que a Globo tb adora uma manipulaçãozinha faz reportagens muitas vezes com interesses ocultos (ou pra ajudar interesses ocultos)e não sei neste caso, qual o interesse em se fazer propaganda contra este vídeo, mas… Se buscarem saber sobre todos essas “ajudas humanitárias” verão que não passam de invasões para alcançarem interesses e que EUA e aliados estão … e andando para as pessoas que sofrem!(isso a Globo não fala, mas pesquisando ou lembrando de fatos recentes até, pode-se compeender) Busquem saber sobre a grande “ajuda” que dão a lugares como Afeganistão, Iraque, Haiti… O lugar era ruim e continuou ruim ou pior. Curiosamente todos são países com algum tipo de interesse econômico e isso n difere de Uganda, onde recentemente se descobriu petróleo.

    O que vc diz é exatamente o contrário “A campanha começou há algum tempo, e consegui fazer com que os Estados Unidos enviassem tropas para ajudar o exército de Uganda. Mas infelizmente ainda não conseguiram capturar Kony, e os EUA pretendem retirar o seu exército(…)E para isso não acontecer, Russel criou a campanha Kony 2012. Que faria com que as pessoas pudessem conhecer o tal Joseph Kony, e assim tornar mais fácil a sua captura para ser julgado por suas atrocidades no comando do LRA.” É provável que este vídeo tenha sido é encomendado para justificar uma invasão (por apoio popular, que conseguiram) e o segundo não é para fazer com que a tropa não volte, mas pra justificar sua presença. Isso não é obra da ONG, ela é mero meio para convencer as pessoas e pelo visto conseguem muito bem…

    As pessoas facilmente se sensibilizam e caem nestas armadilhas de ajudar, mas que não fazem NADA pra ajudar essas pessoas sofridas de fato. A maioria tem dificuldade de encarar a realidade “seria impossível os EUA e aliados serem tão malvados, caras de pau” ou “isso é coisa de teoria de conspiração”, “coisa de anti capitalista bobo”, sei que muito pensam isso, mas a coisa é bem mais complicada q estas idéias… Não peço pra crer em minha “loucura” não, mas apenas que pesquisem história e vejam se isso é tão impossível, veja o que fazem nos países que mandam suas tropas para “ajuda humanitária”(ou melhor invadem) com apoio popular por conta de possível “necessidade” q inventam (como buscar “armas químicas” no Iraque) e descubram as “maravilhas” que fazem nesses lugares. Não esquecendo que muitos desses países de ditadura, foram apoiados durante anos pelo próprio EUA e aliados(lugares como Iraque, Haiti…)e quando não convém mais, dão o bote.

    Não teria problema do fato estar acontecendo há uns 20 anos se ninguém soubesse do ocorrido, mas assim como Uganda, vários outros países africanos sofrem com coisas terríveis há décadas (coisas ajudadas a serem mantidas por esses mesmos países q dizem se importar, basta entender como se deu o processo de colonização, imperialismo e capitalismo, que devastou lugares q antes, pelo menos, não eram devastados por fome e miséria e NADA é feito pra mudar este quadro)e até terem motivos para querem “ajudar” ficam totalmente esquecidos. Na verdade, parece até q este Kony nem está mais atuando nessas barbaridades e nem está na Uganda. Ele deveria pagar? Claro que sim, mas se este fosse o real motivo da invasão, mas a realidade é que pegá-lo será um detalhe pro invasores.

    Deveriam ler com atenção tb o que o Wagner disse acima, pq ele tb explica o que quero dizer. E sobre o Fantástico ver o vídeo, claro que ele viu, eles n fazem nada por acaso, mas certamente a intenção não é chamar a atenção para a verdade e mostrar q o buraca é bem mais embaixo. Enfim, vamos medir os pesos dos dois lados e tirar as próprias conclusões e n se deixar levar por qlquer campanha manipuladora e antes que digam “estão pelo menos fazendo algo”. Não não estão! Não vão ajudar criancinhas coisa nenhum, pq eles NUNCA fazem isso, só agem por interesse.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.