Acesso à internet é agora um direito humano básico

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Inclusão digital

Seu acesso a internet foi cortado? Reclame a ONU, pois um dos seus direitos básicos está sendo desrespeitado. Pois a partir de agora acessar a internet é um direito humano básico. Você já tinha os direitos de ser tratado com respeito, de pedir informação, de mudar de opinião, de ir e vir. Agora você também tem o direito de acessar a internet.

O documento que assegura esses direitos foi publicado na semana passada e tem mais de 20 páginas. No texto a ONU cita a importância da natureza “transformadora e única da internet”. De acordo com o texto, o acesso internet ajuda no progresso da sociedade e permite que os usuários exerçam o direito de expressar as suas ideias e opiniões.

Esse documento vai ajudar a acabar com a censura que alguns países fazem com a internet. Recentemente dois terços do acesso à internet na Síria foram bloqueados sem aviso prévio. Segundo o relatório, a internet foi um dos importantes meios que contribuíram com os protestos contra a opressão sofrida em países do Oriente Médio e África do Norte. Segundo a ONU, essa é uma forma da população se mobilizar para pedir justiça, igualdade e mais respeito aos direitos humanos.

Quando minha mãe disser que eu não posso acessar a internet já sei o que vou dizer: “Mas esse é um direito humano básico assegurado pela ONU, você não pode tirar ele de mim”. Tá certo que ela não vai aceitar, mas pelo menos eu estou tentando exercer meu direito.

Fonte: Super Interessante

2 Comentários


  1. Muito bom esse direito que a ONU propôs. A internet é um meio incrível e, todo mundo precisa ter acesso.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.