A força do pensamento positivo no ambiente de trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

Felicidade no trabalho

Uma das maiores preocupações que temos quando buscamos uma vaga de emprego é com relação a nossa postura diante da temida entrevista com o contratante. Mas tão importante quanto dar respostas objetivas e mostrar autoconfiança é manter uma visão otimista – não apenas no ambiente profissional, como em outras áreas da vida.

Quando nos deparamos com situações que parecem fugir ao nosso controle, nos sentimos angustiados e, na maioria dos casos, nos deixamos dominar pelo estresse. Segundo a Iquilíbrio, algumas das consequências do estresse são dores de cabeça e problemas respiratórios, entre outras doenças que têm origem nas emoções e manifestam-se como uma forma do corpo se comunicar: dores no estômago, enxaqueca, transtorno do pânico e depressão.

Para aliviar o estresse, devemos respirar fundo e pensar em coisas que nos acalmam. Além de manter o pensamento positivo, a prática de alguma atividade relaxante como a meditação, o Yoga e o uso de florais também ajuda a controlar a ansiedade.

Outra forma de evitar o estresse e ser mais confiante no trabalho é enxergar as suas próprias qualidades. Pense no que você tem de melhor para oferecer à empresa e reflita se realmente está se empenhando como deveria.

De tempos em tempos, tente parar alguns momentos para refletir sobre os aspectos que mais incomodam em sua vida. A autoanálise ajuda a detectar o que nos deixa insatisfeitos e, a partir desse entendimento, podemos pensar de forma mais clara sobre o que devemos fazer para melhorar. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Universidade do País Basco (Espanha) divulgada pela Universia, o cérebro humano pode ser exercitado para ter uma visão melhor sobre si mesmo, aumentando assim a autoestima.

Lembre-se que o pensamento positivo é fundamental. Com uma visão mais otimista da vida, muitos problemas com os quais desperdiçamos nossas energias são vistos de forma mais leve. Diante de uma situação que parece sem solução, respirar fundo e esperar pode ser o melhor remédio. Novas ideias começam a surgir quando observamos nossos problemas por outra perspectiva.

Pensar de forma pessimista costuma ser a primeira reação diante dos problemas, mas resista e tente mudar. Faça o teste: compare seus problemas com o de outras pessoas e, se estiver muito difícil enfrentá-los sozinho, busque a ajuda dos amigos. Muitas vezes, conversar com pessoas mais experientes que passaram por situações semelhantes nos ajuda a ter um melhor discernimento e enxergar uma solução para os desafios do cotidiano.

Texto por Larissa Landucci.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *