Pare de pedir desculpa

Tempo de leitura: 1 minuto

Vendo paisagem

Pedir desculpa é bom, é necessário e muitas vezes é muito importante. Pedir desculpa é a melhor coisa a se fazer depois de cometer uma burrada, ou fazer alguém sofrer. Mas a mesma desculpa pode acabar se tornando uma coisa chata e que ninguém quer ouvir.

Isso acontece quando você pede desculpas demais, quando parece que você se preocupa mais com a desculpa do que fazer melhor dessa vez. É o caso de um vlogger que eu costumo assistir. Ele é bom e fala bem os assuntos, o único problema é que todos vídeos (todos mesmo), ele pede desculpa por demorar a ter feito um vídeo. Ele passa um minuto pedindo desculpa e dizendo que vai melhorar.

Uma coisa que aprendi fazendo apresentações no colégio, e agora na faculdade, é que a gente tem que parar de pedir tanta desculpa. Descobri que para fazer uma apresentação você não deve pedir desculpa. Chegou atrasado? Não tem problema, peça desculpa rapidamente se estiver valendo nota, ou nem mencione o atraso se for uma apresentação para o público. Se errar o texto ou a música, continue, não peça desculpa, às vezes nem mesmo as pessoas perceberam que você errou.

Traiu sua namorada, peça desculpa uma única vez, e pronto, esqueça o assunto, morreu. Não precisa você ficar remoendo o assunto toda vez que encontrar com ela. Já errei diversas vezes no blog e na vida, e algumas vezes pedi desculpa, em outras simplesmente fiz melhor dessa vez. Porque a desculpa é algo necessário quando alguém sai machucado da situação, se ninguém está sofrendo por isso, não precisa pedir desculpa.

A melhor desculpa que você pode dar é fazer melhor dessa vez. Chegou atrasado ao trabalho? Trabalhe mais e faça suas atividades mais rapidamente. Deixou seu namorado esperando por muito tempo, dê a ele as melhores horas que ele já teve. E por favor, para de pedir tanta desculpa, porque esse monte que você está pedindo não te leva a nada.

8 Comentários


  1. Obrigado pelo post amigão, me ajudou muito, eu que ficava toda hora pedindo desculpas acabei me identificando muito.

    Responder

  2. Traiu alguém pede desculpa uma vez e ponto? É assim que você age? De forma sem caráter? Se você já foi traído, passado pra trás, ou qualquer coisa do tipo te garanto que nem sempre é fácil elaborar isso de uma vez e ponto. E por vezes a gente acumula mágoa que seriam facilmente resolvidas se a outra parte fizesse algo para diminuir o mal que causou. Tudo bem, concordo com a maior parte do seu texto sobre pedir desculpa. Mas, quando você machucar alguém, acho melhor rever esse seu conceito. Porque errar é muito fácil, mas as consequências nem sempre são. Cada pessoa é uma pessoa. E cada erro tem a sua gravidade. Alguns maiores, outros nem tanto. Alguns erros são fáceis de perdoar e serem esquecidos, outros podem causar muito mal a uma pessoa. E às vezes, leva tempo pra sarar a ferida. Por isso, se você tem o mínimo de caráter, pra começar, você vai tentar não fazer o mal ao outro, mas se fizer, você deveria fazer o que for possível pra remediá-lo. Agora, se mesmo assim a outra pessoa não quiser te perdoar, aí paciência. Mas não sem que você tentando o seu melhor primeiro. É só o que eu penso… Whatever…

    Responder

    1. Liv,
      Se alguém te traiu, e você não consegue perdoa-lá, tenho uma resposta simples para isso, termine com ela. Se mesmo depois que as coisas esfriaram e essa pessoa te pediu desculpa, e você aceitou, e mesmo assim você não conseguir superar isso, então termine com a pessoa, porque mais cedo ou mais tarde isso acabará destruindo vocês. Sim, a pessoa que te trair deve te pedir desculpa, mas se você aceitou, não faz sentido mais ela te pedir desculpa todos os dias. Se você não consegue aceitar a desculpa, termine com a pessoa, mesmo que seja momentaneamente e no futuro você mude de ideia. Desculpa não resolve todo o problema, é preciso fazer melhor dessa vez.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.