Você está errado sobre o evento se chamar Rock in Rio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cidade do Rock 2013

Mais uma edição do Rock in Rio aconteceu no Brasil, e mais uma já está marcada para aqui, em 2015 o Rock in Rio está de volta ao Brasil. A edição do maior festival musical do mundo latino foi um sucesso, mas, como sempre, muitas críticas. Dessa vez a desculpa foi que o Rock in Rio não é Rock, pois teve apresentações de pessoas como Ivete Sangalo.

Pois bem, para vermos realmente isso vamos voltar a 1985, primeira edição do festival idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina. Entre as atrações estavam Queen, Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne, e também estavam presente George Benson, Al Jarreau, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Eduardo Dusek, entre outros. E pelo que consta na Wikipédia, esses últimos artistas não cantam Rock, isso cai àquela afirmação de que o Rock in Rio se perdeu, mas a verdade é que ele nunca foi totalmente exclusivo para Rock, é um festival musical.

E para explicar o nome, podemos exemplificar que o Rock vem na verdade do verbo americano, em que rock pode ser balançar, embalar, e pode não não vir exatamente do Rock estilo musical. Também podemos usar a expressão “rock star”, que não necessariamente quer dizer que alguém é uma estrela do Rock, pode ser somente alguém muito famoso, é uma espécie de gíria.

Há também quem use a desculpa de que as edições nos outros países sejam somente Rock, e que o público brasileiro não gosta muito de Rock, por isso é necessário colocar músicas de outros estilos. Mas você já viu o lineup do Rock in Rio Madrid 2012, pois bem, por lá teve Calvin Harris, Pitbull, David Guetta e Afrojack. Além disso, há outra coisa. Todo mundo fala do Rock no nome Rock in Rio, mas você já parou para pensar na parte Rio, do Rock in Rio. Rio é o nome carinhoso com que muita gente chama o Rio de Janeiro, então como é que pode haver Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio Madrid, é algo contraditório.

Mas perceba, Rock in Rio é uma marca, não representa e nem descreve o estilo do festival. É como Belo ser feio, Tomorrowland não acontecer amanhã, Rebecca Black ser branca, Bruna Surfistinha não surfar e a Turma do Pagode cantar também samba.

Entenda que Rock in Rio pode também significar uma gíria. Em janeiro de 1985 o Brasil estava perto de se libertar da ditadura, e o Rock in Rio era uma espécie de festival para se libertar. O Rock dominava o cenário naquela época, era o estilo que vinha combatendo o regime militar, então Rock in Rio, era uma espécie de vamos nós libertar usando a música. Não necessariamente era vamos cantar música de estilo Rock no Rock in Rio.

Você pode concordar ou não com as minhas proposições, elas podem ser realmente verdadeiras, ou não fazerem sentido algum. Mas o principal é que você deixe de pensar tão fechado, liberte-se, não gosta de Ivete Sangalo, não vá no show dela no Rock in Rio. O festival tem diversos dias, e cada dia os artistas do Palco Mundo tem um estilo parecido, tem dia pra Metal, pra Rock, pra Pop, Pop Rock, e tem também a Rock Street, o Palco Sunset. E caso nenhuma das atrações do dia lhe agrade, não compre ingresso para esse dia, ou não coloque sua TV no Multishow, ou abra a transmissão do G1. É simples, vocês que complicam.

Com informações da Wikipédia (1) e Wikipédia (2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.