7 formas de aumentar a força de vontade

Tempo de leitura: 2 minutos

Força de vontade

Muitas vezes nos sentimos fracos, sem vontade de cantar uma bela canção e fazer o que quer que seja. Isso pode ser um sinal de preguiça, mas também pode ser falta de força de vontade. E nesse quesito os cientistas descobriram formas para reverter essa situação e aumentar a força de vontade.

Mudar hábitos. Um estudo da Universidade de Case Western Reserve, mostrou que com pequenas mudanças de hábitos cotidianos, como escovar os dentes vários dias com a mão contrária a que costumamos usar, é possível para fortalecer a força de vontade.

Tensão muscular. Iris W. Hung, da Universidade de Cingapura, descobriu um truque curioso para exercer o autocontrole: quando notamos que estamos com água na boca por causa de um pedaço de bolo, mas não podemos comê-lo, basta pressionar o bíceps ou os músculos da mão durante um minuto, que iremos conseguir evitar a tentação. “A mente e o corpo estão tão estreitamente unidos que simplesmente ao apertar os músculos pode-se ativar a força de vontade”, diz o pesquisador.

Boas ações. Todo mundo sabe o poder de uma boa ação, mas segundo Kurt Gray, da Universidade de Harvard, fazer uma boa ação aumenta nossa força de vontade e nossa resistência física. “Talvez a melhor maneira de resistir a uma rosquinha no meio da manhã seja doar o dinheiro que ela custaria para uma boa causa”, afirma Gray.

Expor-se a tentação. Embora possa parecer louco e contraditório, para aumentar a força de vontade é melhor se expor a tentações reais. Numa série de experiências, cientistas da Universidade de Chicago demonstraram que se uma pessoa está de dieta, para que ela fortaleça sua força de vontade, é bom ter guloseimas na cozinha, ao alcance da mão, e evitar comê-las. Muito melhor do que apenas ver imagens de doces e salgados em revistas ou na televisão.

Distração. Pesquisadores da Universidade de Colúmbia demonstraram que a distração é uma boa alternativa. Se pensarmos conscientemente em outra coisa quando algo está a nos tentar, será mais fácil nos controlar.

Uma a uma. Cumprir vários objetivos de uma só vez pode-se tornar uma tarefa impossível. De acordo com Sandra Aamodt, editora chefe da revista Nature Neuroscience, existem várias atividades que podem esgotar rapidamente nossa força de vontade: resistir a provar certas comidas e bebidas, reprimir nossas respostas emocionais, fazer um exame, dormir pouco e impressionar alguém. Por tanto, é melhor não fazer todas de uma só vez.

Cinco refeições ao dia. Quando nos falta glicose no sangue nossa capacidade de autocontrole sofre, segundo Roy F. Baumeister, da Universidade da Florida. Portanto os especialistas recomendam a não saltar nenhuma das refeições para manter a força de vontade que necessitamos para fazer exercício físico, deixar de fumar, estudar ou adquirir algum hábito como ir de bicicleta ao trabalho.

Fonte: Muy Interesante

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *