De repente todo mundo entende de música

Tempo de leitura: 2 minutos

Sam Alves no The Voice Brasil

Tenho observado uma coisa interessante durante a veiculação do programa The Voice Brasil. De uma hora para outra todo mundo entende de música, todo mundo aprecia música, todo mundo sabe aquela música que o Sam Alves cantou, todo mundo, com apenas a minha exceção.

Essa minha dúvida surgiu quando me falaram de um falsete que o Sam Alves fez, e fiquei boiando sem saber o que é um falsete. Pois bem, então fui procurar o que é isso e descobri que faço isso sempre que estou cantando no chuveiro. Não vou explicar o que é um falsete, até porque não sei explicar direito, mas um falsete é isso.

Mesmo sabendo agora o que é um falsete fico intrigado como as pessoas simplesmente conheciam o que era isso pelo nome. Será mesmo que todo mundo sabia ou só fingia que sabia para parecer cult?

Devo dizer que adoro música, mas não sei muita coisa sobre essa parte técnica, veja bem, confundo tom grave com agudo, e nem sei como funciona essa parada de dó, ré, mi, ti, te, ainda mais quando eles falam de oitava, décima. Fico imaginando então se todo mundo realmente aprendeu tudo sobre música, e eu faltei esse dia na escola.

Também tenho problemas para aprender sobre o tema pela internet porque simplesmente pouca gente se preocupa em explicar o significado da parte técnica, ou seja, eles explicam como não ficar oscilando num tom, mas não explicam o que é um tom. Mas já que faltei esse dia na escola essa deve ser a explicação.

Perceba que não estou dizendo que seja impossível saber se alguém canta bem. Eu mesmo sei quando alguém canta bem, isso porque adoro música e consigo perceber a voz das pessoas e perceber se ela está preparada para cantar ou precisa treinar mais. A diferença é que não sei o motivo, simplesmente sei se você canta bem ou não, não sei o porquê nem como melhorar. A única coisa que domino nesse quesito é a emoção. Posso muito bem perceber quando alguém canta sem emoção, e em música emoção é muito importante, para mim é mais importante que se o tom está correto. Sem a emoção a música é só um monte de palavras jogadas ao vento.

Esse efeito de saber ou não de música pode ser percebido mais no The Voice americano. Por lá eles explicam mais porque alguém cantou bem ou não, e fico boiando ainda mais quando assisto e vejo-os falando que alguém cantou acima ou abaixo do tom. Mas já que faltei à aula isso não faz diferença.

E como todo mundo sabe tudo de música estou procurando alguns vídeos e cursos pela internet, para entender como funcionam essas coisas, principalmente para mim que deseja trabalhar no ramo. Não quero ficar para trás sendo a única exceção.

2 Comentários


  1. Luciano, ótima colocação. Lamento lhe informar, mas a maioria das pessoas não entendem coisa alguma de música, porém deixam isso transparecer para se sentirem em um “nível” mais elevado que as outras pessoas, ou seja, fingem que entendem para mostrar alguém que não são.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *