Estudar, depressão e o que te motiva

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudar entediante

Estudar e motivação estão intimamente ligados, como um casal que não pede divórcio. Estudar sem um motivo e um objetivo definido nos leva ao fracasso. De nada adianta estudar horas para uma prova se você não vê um objetivo nela, nem que seja passar para a próxima série/período. Quando esses dois se separam, ocorre que o ser humano não vê sentido nas coisas, o que pode causar pessoas frustradas e deprimidas.

E para tentar definir isso com bastante clareza um grupo de sociólogos da Bélgica entrevistou 16,6 mil trabalhadores de 21 países europeus, com idades entre 25 e 60 anos. O objetivo era entender a relação entre o grau de educação e o nível de depressão em cada um.

E descobriram que quem passava anos na faculdade, em busca de qualificações como pós-graduações, MBAs, mestrados, doutorados e outros, tendiam a apresentar mais sinais de depressão. O que ocorre, segundo a pesquisa, é que as pessoas passam anos nas instituições de ensino, aprendem diversas coisas, e não usam todo esse conhecimento no trabalho. É tudo muito simples, muito básico, sem desafios que motivem.

O problema não está em buscar qualificação, está em achar que a qualificação é tudo, que basta um diploma e um monte de informação e pronto, tudo irá se resolver. Aí você vem pra vida real e descobre que não é nada disso. Sou muito jovem, mas já conheço disso, e o conhecimento não é uma questão de diplomas, é uma questão de fazer, conhecimento adquire-se pensando, debatendo, mas alguns conhecimentos só acontecem vivendo. Tenho uma vantagem nesse assunto porque observo a vida de outros, e aprendo com eles, e acabo adquirindo essas informações.

Além disso, a motivação para estudar precisa vir de dentro, é preciso algo pra que ela venha. É preciso um objetivo, algo que no final valha a pena ter feito isso. Pode ser algo pequeno, mas importante pra você. O que me motiva a escrever nesse blog é conseguir conquistar mulheres, e por mais que isso pareça um motivo besta, é um motivo que me motiva a continuar.

E motivos para você seguir em frente é o que não vão faltar.

Fonte do estudo: Super Interessante

4 Comentários


  1. Bom texto, e é isso mesmo o que acontece.

    DICA: não responda a trolls.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.