Preconceitos e por que eles são necessários

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Preconceito

O preconceito é uma forma de julgar as pessoas antes mesmo de conhecê-las. “Pré” significa antes, “conceito” é algo que formamos sobre outras coisas através das informações que temos delas. O problema é que às vezes não temos conhecimento suficiente dessas pessoas, e as julgamos muitas vezes da forma errada.

Porém mesmo com todos esses pontos negativos o preconceito precisa existir. No nosso mundo com tanta violência, ele se revela uma forma de evitar o confronto.

É ele que faz com que as pessoas se afastam de “possíveis criminosos” e evitem o furto. Isso não é ruim, pois revela uma forma de autoproteção, mesmo que para isso seja preciso julgar alguém erroneamente.

Analisar as pessoas antes de conhecer, propriamente dito, já está enraizado na cultura humana. Nos relacionamentos amorosos, por exemplo, isso é um fato. Você olha para alguém, que talvez nem mesmo conheça, e julga ela como interessante ou não.

O preconceito se revela como algo bom, por que quem sofre com isso tem o desafio de mostrar que não é aquilo, e o ser humano gosta de desafios.

Já imaginou um mundo onde as pessoas sempre acreditam que os outros têm um bom caráter. Seria o caos total, já que o ser humano naturalmente muitas vezes gosta de aproveitar a bondade dos outros.

Então o preconceito é cada vez mais necessário na nossa sociedade moderna, é um mal que vem para o bem. Lembrando que uma coisa é preconceito, outra muito diferente é ignorância e intolerância.

3 Comentários


  1. Só espero que quando você for procurar um emprego não pensem que você é um bandido… hahahahaha

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *