As melhores cidades do mundo para se estudar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Garota estudando

Se você procura uma boa cidade para estudar fora do Brasil, o lugar certo é a Europa. A Europa superou os EUA em um ranking com as melhores cidades do mundo para se estudar. O ranking foi publicado pelo grupo de pesquisa QS Quacquarelli Symonds.

Na lista das 50 melhores cidades, Paris está no topo da lista a frente de Londres, Boston e Melbourne, com outras 6 cidades europeias completando as dez melhores. Singapura (12º) é a melhor cidade asiática na lista a frente de Hong Kong (19=) e Tóquio (19=), enquanto a Austrália é o único país com duas cidades no top 10.

O QS Best Student Cities 2012 baseou-se em 12 critérios, que leva em consideração a qualidade e o número de universidades ranqueadas internacionalmente. Outros fatores considerados são a qualidade de vida, o custo dos estudos e a reputação local das universidades junto aos empregadores.

A pesquisa mostra que a Europa é um dos melhores lugares para se estudar, com uma ótima qualidade de vida e um bom custo de estudo, com o preço das anuidades abaixo de US$1,000 nas cidades que estão no top 10 tais como Paris, Viena, Zurique e Berlim, comparados com $30,000 nos EUA.

Fazem parte do top 50, vinte cidades europeias, 9 cidades da Ásia e 9 cidades da América do Norte. Há quatro cidades classificadas na América Latina: Buenos Aires (24), Cidade do México (31) Santiago de Chile (41) e o Brasil aparece com São Paulo na 45º posição.

Londres é a líder se tomarmos a qualidade de suas melhores universidades, mas Paris possui um número maior de universidades internacionalmente renomadas.

Top 10 QS Best Student Cities 2012

Ranking
1º Paris
2º Londres
3º Boston
4º Melbourne
5º Viena
6º Sydney
7º Zurique
8º= Berlim
8º= Dublin
9º Montreal

“Esta pesquisa reconhece a grande experiência internacional que Paris fornece aos estudantes. Nós temos mais universidades globalmente ranqueadas e reconhecidas que qualquer outra cidade, adiciona-se a isso as baixas anuidades. Paris, tem 4 universidades de excelência como resultado da competição INDEX”, diz Édouard Husson, Vice-Chanceler das universidades de Paris.

O prefeito de Londres, Boris Johnson disse: “Sinto-me muito feliz em saber que Londres mais uma vez confirmou ser um dos melhores lugares do mundo para se estudar. Com os jogos olímpicos cada vez mais próximos, Londres está passando por diversas transformações. Nós temos o dobro de livrarias que Nova Iorque e mais museus que Paris. E, a propósito, nossos museus são gratuitos.”

Nunzio Quacquarelli, Diretor executivo da QS disse: “Ir para uma universidade é mais que apenas selecionar a mais prestigiosa instituição. Quando uma diversa escala de fatores é tomada em consideração, cidades da Europa continental, Austrália e Ásia oferecem distintas vantagens aos estudantes.”

Paris! Espere por mim!

2 Comentários


  1. gostei muito. moro nos eua e queria muito estudar em londres. se tivesse uma lista de escolas com esse preco de $1000.00 ja ajudava :] hehe
    legal o post

    Responder

    1. Lo,
      Isso varia muito de acordo com a escola e também se você vai fazer isso por uma empresa, mas se você pesquisar com certeza vai achar uma boa.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *