Quinze anos de Pokémon

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pokémon

Pokémon ou Pocket Monsters (em japonês: ポケットモンスター, Poketto Monsutā, literalmente, “monstros de bolso”) é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos para o Game Boy, em 27 de fevereiro de 1996.

Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 12ª temporada – e 13 filmes já lançados.

Primeiros personagens de Pokémon

Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003 e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo, o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo, ambas às vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.

A origem de toda a série são os vídeo games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados.

Personagens de Pokémon mais recentes

Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.

Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o início da “invasão” de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e também proporcionou a vinda de outros animes como Dragon Ball e Dragon Ball Z, Sakura Card Captors e Digimon (considerado o maior rival do desenho de Pokémon).

Com mais de 620 episódios exibidos no Japão, o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park. No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

Dia 27 de Janeiro Pokémon completa 15 anos de vida, 15 anos alegrando a nossa vida, seja com os desenhos, os filmes, as cartas ou os jogos, Pokémon foi uma marca para as crianças e adolescentes dessa época, ou você nunca pensou em ter um Pikachu em casa, ou qualquer outro Pokémon, nunca torceu pra Ash conseguir vencer a batalha, ou ainda para a Equipe Rocket se dar mal. Se ainda interessar, aqui no Brasil, Pokémon está passando no Cartoon Network e da Rede TV!.

E você, como Pokémon marcou a sua infância? Deixe o seu depoimento nos comentários.

Parte do texto foi retirado da Wikipédia. Pokémon é uma marca registrada da Nintendo.

5 Comentários


  1. Pokémon marcou muito a minha vida, eu inclusive tenho o ursinho do Pikachu que minha mãe me deu a muito tempo atrás.

    Responder

  2. kr pokemo e muito legal marco minha vida tbm ate hoje ainda assisto pokemon

    Responder

  3. eu assisto pokemon desde os anos tenho coleçoes de pokemon miniatura agora que vem a nova black white estou super ansioso para assistir sempre quis ter um pikachu tambem pokemon marcou minha infancia e esta marcando minha adolescencia

    Responder

  4. Pokemon markou muita a minha vida! Eu sempre sonhei com pokemons desde pekenino tenho tod deles: peluches, mochilas,jogos da gba jogos da nds, cartas etc… Sempre sonhei ser como o ash, ser um treinador ke começou a sua aventura com um pokemon muito rabugent, mas ficaram os melhores amigos! POKEMON FOREVER!!! 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *