Comportamento

A empatia é uma droga

A empatia é uma droga

2 minutos Empatia está sendo um termo muito usado hoje em dia, milhares de pessoas falam todos os dias sobre ela, mas primeiro deixa eu te explicar o que ela é. A empatia é a capacidade que um indivíduo tem de se colocar no lugar do outro, e de assim sentir o que ele sente e tentar entendê-lo. Basicamente é aquilo que permite com que você veja o mundo pelos olhos do outro, e assim possa muitas vezes perceber porque o indivíduo está fazendo Continue lendo

Do paraíso a ruína

Do paraíso a ruína

4 minutos Quem se anima demais com um momento de euforia pode cometer a gafe de atrapalhar e acabar com tudo, sobretudo se falarmos (e será falado) dentro do cenário de um relacionamento a dois. Pois bem, é tudo muito bom, muito lindo quando se está apaixonado por alguém, sem negar, até acordar fica melhor. O bom dia fica mais animado, pode-se falar que ficamos até mais educados, os planos para o dia são outros e bem mais animadores, as músicas começam a fazer Continue lendo

A vergonha que o Brasil deve ter

A vergonha que o Brasil deve ter

2 minutos Nos últimos dias a única coisa que vimos foi uma variedade de manchetes para dizer a mesma coisa, a maneira como a derrota do Brasil foi vergonhosa. E então cada um dá o seu palpite de como poderia ser melhor se o técnico fosse outro, se outros jogadores tivessem sido convocados entre outras milhões de teorias, mas vejo essa derrota como um reflexo das tantas derrotas que sofremos todos os dias fora de campo. Basta olhar fora do estádio para notarmos que Continue lendo

Os outros e  as mudanças

Os outros e as mudanças

2 minutos Se existe alguém que nunca julgou um livro pela capa, um produto pela caixa, ou até mesmo alguém pela beleza, ponha o dedo aqui! Simplesmente não há ninguém, nós sempre temos a tendência de achar que algumas coisas são referenciais, estáticas e ponto. Quer exemplos? Mulher que já sofreu tende a acreditar que todos os outros homens no mundo são cafajestes. Homens que já sofreram, acham que todas são cretinas. Se você tentou fazer dieta e não deu certo no primeiro mês, Continue lendo

O tempo e a morte

O tempo e a morte

3 minutos As duas únicas certezas de que dispomos em vida: a de que um dia a morte clamará por nosso nome e a de que a cada hora que passa, a cada minuto que flui, o fim faz-se mais próximo. Diante do tempo e da morte, todos são iguais. A riqueza, a cor da pele, a beleza, ser homem ou ser mulher, ser criança ou ser adulto, ter ou poder. Nada importa. Aquilo que reside e decompõe sob sete palmos de terra jamais Continue lendo

Todo ser humano deveria aprender a ler as pessoas

Todo ser humano deveria aprender a ler as pessoas

2 minutos Na infância, ao primeiro contato com a escola somos alfabetizados, ou seja, isso significa que aprendemos um código novo, um conjunto de signos, que, até então, não fazia parte de nosso conhecimento teórico, ou seja, não estava inserido em nosso vocabulário. E, além disso, aprenderemos a ler este código de letras chamado alfabeto. Segundo os cientistas uma das primeiras civilizações a elaborar um estilo de código escrito foram os sumérios, com a escrita cuneiforme, mas, de lá pra cá, o conceito de Continue lendo

Selfie, selfie, selfie…

Selfie, selfie, selfie…

1 minuto “E então após admirar seu reflexo no lago por alguns minutos, continuou andando na tentativa de se encontrar, entretanto, morreu indo ao seu próprio encontro”. É. Mitologia grega é algo tão lindo, e algumas pessoas acham que o mito em geral não serve para nada. A grande questão é que o mito narra à realidade de uma maneira mais atraente. O que mudou em relação aos dias de hoje? Bem, digamos que os descendentes de Narciso empestearam a sociedade que eu e Continue lendo

O homem contemporâneo e a inteligência emocional

O homem contemporâneo e a inteligência emocional

“Somos uma geração de homens criados por mulheres”. É o que disse Tyler Durden, na obra prima cinematográfica Fight Club (Clube da luta). Um breve olhar para a realidade revela que o personagem de Brad Pitt não estava errado. Por anos, a mídia e a cultura vigente vêm impondo aos homens que, para que conquistem uma mulher, os mesmos devem agir como uma entidade sensível e romântica, que coloca sua desejada em uma posição de valor inestimável, e pelo amor dela, faz qualquer coisa, inclusive submeter-se à humilhação e exposição.

Certo? Errado?

Certo? Errado?

3 minutos Afinal, o que é de fato certo ou errado? Nós vivemos totalmente baseados em “nossas” crenças, crenças essas que nos foram ensinadas e passadas através de gerações. Religião, senso de moral, ética… fé. Todos vivemos acreditando em um certo e em um errado, cada pessoa acreditando em valores diferentes, mais ainda assim acreditando em alguma coisa, e quando digo alguma coisa, quero dizer qualquer coisa mesmo. E sinceramente, será que existe a mínima, ínfima, pequena chance de tal crença em que acreditamos Continue lendo

Tenho, logo existo

Tenho, logo existo

3 minutos Tudo é descartável, pouco durável, e isso se aplica tanto no âmbito dos bens tangíveis e materiais, quanto no das relações. Os utensílios caem na obsolescência em velocidade impressionante, e os relacionamentos, tornam-se menos duráveis a cada dia. Estamos vivenciando uma explosão generalizada de transtornos relacionados à sensação de vazio existencial, e há alguns fatores importantes que estão relacionados a esse fenômeno. O indivíduo é julgado e valorizado por suas possessões: as roupas com etiquetas de marcas famosas, o carro que dirige, Continue lendo

A força do pensamento positivo no ambiente de trabalho

A força do pensamento positivo no ambiente de trabalho

2 minutos Uma das maiores preocupações que temos quando buscamos uma vaga de emprego é com relação a nossa postura diante da temida entrevista com o contratante. Mas tão importante quanto dar respostas objetivas e mostrar autoconfiança é manter uma visão otimista – não apenas no ambiente profissional, como em outras áreas da vida. Quando nos deparamos com situações que parecem fugir ao nosso controle, nos sentimos angustiados e, na maioria dos casos, nos deixamos dominar pelo estresse. Segundo a Iquilíbrio, algumas das consequências Continue lendo

O problema da gente

O problema da gente

2 minutos Como todos sabem, às vezes passamos por períodos na vida da gente que simplesmente somos carregados por problemas. Acordamos com a sensação de que há um peso imenso em nossas costas, pois sofremos pela incapacidade de não controlar nossa própria vida. E como todo mundo, eu também passei por isso. Foram dias e dias que eu me pegava pensando no mesmo problema e na incapacidade da resolução. Sofria demais. Até que percebi que estava esquecendo do principal, eu não estava vivendo. No Continue lendo