Tempo de leitura: 2 minutos
Paris lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking do instituto QS das melhores cidades do mundo para estudar (QS Best Student Cities). Melbourne (2o lugar) sobe três posições, enquanto Londres cai para o terceiro lugar.
O ranking, organizado pela equipe dos Rankings Mundiais de Universidades do instituto QS (QS World University Rankings) é baseado em cinco pilares fundamentais, que são então decompostos em critérios individuais: ranking de universidades, composição da população estudantil, qualidade de vida, atividades de empregadores e custo de vida.
Para ser incluída no ranking, cada cidade deve ter uma população de mais de 250.000 habitantes e deve abrigar pelo menos duas instituições classificadas nos Rankings Mundiais de Universidades do instituto QS. Desta vez, 116 cidades no mundo se qualificaram, com base nessa condição, e 50 foram classificadas.
Neste ano, o número de critérios aumentou de 14 para 18, adicionando métricas de segurança e poluição, bem como o “Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional” (Transparency International’s Corruption Perception Index) e o “Índice de Progresso Social” (Social Progress Index).
No mundo, 29 países estão representados, com a maioria das cidades nos EUA (8), depois na Austrália (6), Reino Unido (4), Canadá e Japão (com 3 cada uma).
A Europa teve 20 cidades classificadas, a América do Norte 12, a Ásia 9, a Oceania 7 e a América do Sul 2.
As 10 melhores cidades do mundo para estudar no ranking do QS são:
- Paris
- Melbourne
- Londres
- Sydney
- Hong Kong
- Boston
- Tóquio
- Montreal
- Toronto
- Seul
Fonte: ©QS Quacquarelli Symonds 2004-2014 http://www.TopUniversities.com
O chefe de pesquisa do instituto QS, Ben Sowter, diz: O ranking das melhores cidades para estudar do instituto QS fornece aos estudantes uma ferramenta complementar ao ranking focado nas universidades. Afinal, a experiência universitária é intrinsecamente influenciada pela localização, especialmente para estudantes internacionais”.
Estudantes de todo o mundo estão compartilhando opiniões e experiências sobre seus #QSBestCities.
Amanda Smith, dos Estados Unidos, diz: “Londres é um lugar incrível para ser estudante, porque lhe dá acesso a experiências e fontes de conhecimento surpreendentes. Além disso, é única em diversidade e tradição”.
“Montreal oferece uma mistura de idiomas, culturas e ideias. É impossível não ficar inspirado aqui. Para mim, uma grande cidade para estudar é aquela em que você aprende mais fora da sala de aula do que dentro dela. Sob esse aspecto, Montreal se comprovou a cidade perfeita para estudar”, afirma Michael M., do Reino Unido.
“Estudar em Tóquio está enriquecendo minha vida culturalmente e academicamente: é uma cidade muito criativa!”, diz Ming Li, da China.
*Um texto da PRNewswire.