Detectando mentiras em mensagens de textos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mentindo na internet

Detectar um mentiroso pode não ser uma tarefa tão fácil, ainda mais se ele utilizar mensagens de textos, como SMS ou Whatsapp, para se comunicar. Mas um estudo da Universidade Brigham Young (EUA) prova que é possível detectar mentiras por mensagens eletrônicas.

O estudo analisou o que acontece quando alguém envia uma mensagem digital, e descobriu que é possível reconhecer um mentiroso porque ele demora mais para responder, edita mais o que escreveu – apagando e reescrevendo – e suas mensagens são mais curtas que o normal.

“As conversas digitais são um terreno que encoraja o engano, porque as pessoas podem dissimular e fazer com que suas mensagens pareçam credíveis”, afirma Tom Meservy, professor de sistemas da informação e coautor do estudo publicado na revista ACM Transactions on Management Information Systems.

O pesquisador afirma ainda que em um contexto presencial as pessoas podem detectar uma mentira com uns 54% de acerto. Essa porcentagem cai durante a comunicação digital já que não é possível ouvir a voz do interlocutor, ver sua expressão fácil e nem seus gestos.

Para chegar a esse resultado Meservy e seus colegas entrevistaram mais de 100 estudantes universitários, que mantiveram conversas digitais com os pesquisadores. Em alguns momentos era pedido que os estudantes mentissem sobre suas respostas. Com isso os pesquisadores perceberam que os estudantes demoravam 10% mais de tempo para formular as respostas, e que essas também eram editadas muitas vezes.

Com estes conhecimentos os pesquisadores podem agora criar um sistema de conversação capaz de detectar mentiras em tempo real. Já pensou receber uma resposta pelo chat do Facebook e aparecer em baixo “fulaninho está mentindo”? Eu não duvido que isso aconteça no futuro.

Fonte: Muy Interesante

1 comentário


  1. Ta, mas e se você quiser mandar uma mensagem bem pensada e inteligente, fazendo com que tome mais tempo para pensar, isso te torna um mentiroso?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.