Ciência da computação é a disciplina mais popular

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

MIT

O Ranking Mundial de Universidades por Disciplinas QS 2013, revela as Top 200 universidades no mundo para 30 disciplinas diferentes, incluindo cursos de graduação em economia, engenharia civil, física, direito, entre outros.

A tabela de ciência da computação é a mais popular do Ranking desde a sua criação. Nos últimos seis meses, a mesma recebeu mais de 600,000 visualizações e atrai três vezes mais leitores que a média das outras disciplinas avaliadas pela QS. A segunda e a terceira disciplina mais populares são engenharia mecânica e medicina, respectivamente.

Essa tendência reflete os resultados confirmados por um recente estudo sobre a crescente demanda global de analistas de TI, desenvolvedores, programadores e engenheiros. Essas profissões foram encontradas em listas nacionais de competências em escassez em 21 países da OCDE e dos BRIC.

O Ranking Mundial de Universidades por Disciplinas QS 2013 avaliou 2,858 universidades e classificou 678 instituições no total. O Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) foi mais uma vez coroado como a melhor universidade do mundo em ciência da computação, pelo terceiro ano consecutivo.

Top 10 instituições em Ciência da Computação

1 – Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) – EUA
2 – Universidade de Stanford – EUA
3 – Universidade de Oxford – Reino Unido
4 – Universidade de Carnegie Mellon – EUA
5 – Universidade de Cambridge – Reino Unido
6 – Universidade de Harvard – EUA
7 – Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) – EUA
8 – Universidade Nacional de Singapura (NUS) – Singapura
9 – ETH Zurich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia) – Suíça
10 – Universidade de Hong Kong (HKU) – Hong Kong (China)

Top 10 países por número de instituições entre as Top 200 em Ciência da Computação

EUA – 40
Reino Unido – 18
Austrália – 16
Alemanha – 13
China – 8
Canadá – 8
Japão – 8
Holanda – 7
Índia – 6
Taiwan – 6
*O Brasil tem 4 nessa lista.

Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS, diz: “A explosão de empresas tecnológicas (start-ups), assim como temores de uma ciberguerra, representam um grande aumento da demanda de graduados em ciências da computação entre os empregadores. Como o nosso Ranking é o único que leva em consideração a opinião dos empregadores, nossos resultados são acompanhados de perto pelos estudantes que querem aumentar as suas possibilidades de conseguir um emprego, bem como pelos empregadores interessados em recrutar os melhores talentos a nível nacional e internacional”.

A metodologia completa, juntamente com as tabelas do Ranking Mundial das Universidades por Disciplinas QS 2013 para as disciplinas de contabilidade e finanças; matemática; química; história; língua inglesa; sociologia; engenharia elétrica; engenharia química; política; ciências biológicas; línguas modernas; psicologia; e muito mais, podem ser encontradas no site TopUniversities.com.

*Um texto da PRNewswire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.