Tempo de leitura: 3 minutos
Muito se fala no emprego formal, aquele em que se trabalha numa rotina fazendo sempre o que o chefe mandar. E que no final do mês sabe que aqueles tantos reais vão sempre estar na sua conta.
O problema é que nesse tipo de emprego a perspectiva de crescimento é muito pequena. No máximo você pode chegar a ser um gerente, mas sempre terá alguém querendo controlar o que você faz, mesmo que seja o chefe terá sempre um supervisor.
Até hoje ainda acreditamos no tal emprego formal. Nossos pais sempre falam para a gente fazer uma faculdade e depois tentar um concurso público e passar em uma grande empresa do governo.
E são muitos os jovens dessa geração que acreditam nisso, que querem um emprego comum e que saibam que sempre terão aquele salário no final do mês, terão um plano de saúde e de vez em quando uma pequena promoção. São jovens que preferem se estabilizar na vida.
Porém se tornar um empreendedor também não é tarefa fácil. Muitos dirão a você que ser um empreendedor é maravilhoso, mas a verdade é que não é nada disso. Todos esses milionários que vieram praticamente do nada tiveram que suar muito para conquistar seus objetivos.
E ao mesmo tempo em que é difícil, ninguém nunca ensina realmente como é esse mundo. Mas a partir de agora você pode conhecer um pouco desse mundo através do livro “Nunca Procure Emprego!”.
O livro é de autoria de Scott Gerber. Você pode nunca ter ouvido falar nele, mas ele é referencia internacional em empreendedorismo, criação e gestão de start-ups (empresas recém-criadas).
No livro Scott fala sobre como você se tornar um empreendedor criando sua primeira empresa, as dificuldades que você vai passar e também como superá-las.
O livro é divido em três partes. Na primeira ele faz uma análise sobre o tal emprego formal, fazendo a morte desse tipo de emprego. Além de algumas análises sobre o perfil de empreendedor.
A segunda parte são dicas sobre como você deve pensar antes de começar realmente a criar a sua primeira empresa. Já na terceira é a criação da empresa em si.
O livro tem uma leitura agradável, sem contar que mistura muitas partes de humor que Gerber faz com maestria. Ele é leitura obrigatória para quem está criando a sua primeira empresa, ou para quem pensa em criar.
Scott Gerber é um jovem de vinte e poucos anos, mas com bastante experiência nesse mercado. E isso é também um dos segredos do livro, a experiência de Gerber principalmente com a empresa que não deveria ter nome.
Além de dicas bastante interessantes de ferramentas tecnológicas gratuitas e pagas, que podem ajudar você a criar a sua primeira empresa gastando bem menos dinheiro.
Se você se interessou pelo livro trazido pela Editora Évora, pode comprar “Nunca Procure Emprego! Dispense o chefe e crie o seu negócio sem ir à falência” por R$ 26,90 na Submarino/a>.
E se você não se interessa pelo mercado dos negócios deixo uma frase de Marco Gomes, fundador da Boo-Box, em seu prefácio: “Se acha que aguenta, este livro vai ajudá-lo a se preparar. Caso contrário, fiquei sabendo que em breve vai rolar mais um concurso público. Boa Sorte!”
Link permanente
Olá Luciano,
Excelente dica!
Particularmente penso que os empregos ficarão cada vez mais reduzidos.
Não há dúvidas de que o empreendedorismo é uma solução que as pessoas precisam mesmo ficar atentas.
Parabéns pelo artigo e pelo blog.