Ter uma palavra na ponta da língua indica problema de memória?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mulher pensando

Tem momentos que estamos conversando e simplesmente queremos usar uma palavra específica, sabemos a palavra, mas é como se esquecêssemos dela por um momento, é a famosa sensação de ter uma palavra na ponta da língua. E tem gente que afirma que quando isso acontece muitas vezes, nós temos problemas de memória.

Mas cientistas da Universidade da Virgínia (EUA) afirmam que não há qualquer relação entre palavra na ponta da língua e problema de memória. Liderados por Timothy Salthouse, eles entrevistaram 700 pessoas com idades entre 18 e 99 anos, pedindo para que elas dissessem nomes de monumentos famosos, nomes comuns ou personagens populares a partir de breves descrições de suas imagens. E que dissessem aos pesquisadores quando estavam com a resposta na ponta da língua.

As perguntas eram como “Qual é o nome da grande cachoeira da Zâmbia considerada uma das sete maravilhas do mundo?, “Como se chama o prédio onde você pode ver os corpos celestes na superfície interna de uma cúpula?”.

Os resultados foram que não havia qualquer relação entre sinais de demência que exibem certos testes de memória e a resposta dos pacientes para estas perguntas. Por isso eles concluem que esse fenômeno deve ser considerado benigno e não um indicador de problema cognitivo, como afirmaram na revista Psychological Science.

Fonte: Muy Interesante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.