Sessão Nostalgia: Tom & Jerry

Tempo de leitura: 4 minutos

Tom and Jerry

Tom & Jerry é uma das mais tradicionais séries animadas de curta-metragem criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico e um rato.

A dupla começou em um curta da MGM chamado “Puss Gets the Boot”, que foi para os cinemas em fevereiro de 1940. O produtor Fred Quimby pediu a William Hanna e Joseph Barbera que desenhassem um curta, e a dupla de animadores teve a ideia de um desenho onde um gato perseguia um rato. Originalmente o nome de Tom era Jasper e Jerry se chamava Jinx. Mas depois eles foram batizados de “Tom e Jerry”. Com eles foram produzidos 113 episódios entre 1940 e 1957.

Em 1960 o desenho passou a ser produzido pelo diretor Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films, e eles continuaram a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram produzidos apenas 13 curtas, pois os desenhos produzidos por William Snyder e Gene Deitch foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original.

Por isso em 1963 o desenho passou a ser produzido pelos estúdios Sib Tower 12 Productions, que foi criado por Chuck Jones, que tinha sido despedido da Warner Bros. Cartoons após trabalhar lá por mais de trinta anos, e seu amigo Les Goldman. Lá foram produzidos 34 curtas entre 1963 e 1967. Jones fez diversas adaptações nos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, que teve os olhos aumentados e orelha mais arredondada. A parte de Tom tentando imitar o leão da MGM também foi uma criação dele.

O desenho parou de ser produzido em 1967, quando a MGM comprou a Sib Tower 12 renomeando-a de MGM Animation/Visual Arts.

O desenho se baseia nas frustradas tentativas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue. Jerry é muito habilidoso, enquanto Tom é um pouco estúpido em suas tentativas, e por isso dificilmente consegue capturar Jerry. Sem contar que as perseguições eram eletrizantes e a trilha sonora é envolvente. Também havia outros personagens como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Tom é um gato doméstico azul ou cinza, dependendo do cartoon, que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um rato marrom pequeno que vive sempre na proximidade dele. Tom é muito rápido, moderado e fino-descascado, enquanto Jerry é independente e oportunista. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom é carente de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas. Mas em ocasiões raras, Tom consegue capturar Jerry, ou os dois perdem.

Mas a verdade é que os dois se amam, pois quando um personagem extra está atormentando a vida de um, o outro sempre ajudará a tirá-lo dessa situação. Ou então quando eles se unem para derrotar um inimigo em comum. Outra coisa interessante é que quase eles não falam, com exceção em alguns episódios, quando Tom canta para cortejar as fêmeas, ou quando Tom com sono e golpeado parece dizer assombrado “não acredites nisso!”. E também em um episódio de 1956, quando Jerry narra toda a história.

Tom & Jerry foram parar na televisão em 1965, e assim como Pica-Pau sofreram diversos problemas. Eles não são considerados politicamente corretos. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum líquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios. Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limusine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.

No Brasil o desenho é exibido na TV aberta pelo SBT e na paga pelo Cartoon Network.

Tom & Jerry fez um enorme sucesso, e esses são apenas alguns dados do seu sucesso. Vencedor de 7 Oscar de melhor curta de animação, e indicado a outros 10. 5 séries de televisão, 3 filmes, 6 filmes para a televisão, e 21 jogos para diversas plataformas. Sem contar que inspiraram uma versão em humor negro e sádica dentro de “Os Simpsons” chamada de “Comichão & Coçadinha”.

Com informações da Wikipédia.

2 Comentários


  1. Eu sempre torcia para o Tom pegar o Jerry, eu acho que o Jerry se acha muito esperto, e queria ver ele se der mal.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.