Dia Internacional da Mulher

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, que foi estabelecido lá no dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, da cidade de Nova Iorque (EUA), resolveram fazer uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicavam melhores condições de trabalho, entre eles; redução de 16h de trabalho diário para 10h; elas faziam o mesmo trabalho que os homens, mas recebiam um terço do que os homens recebiam, eles queriam receber o mesmo valor que os homens e queriam ser tratadas com respeito dentro do local de trabalho.

Mas a manifestação não foi aceita de forma passiva, elas foram reprimidas com muita violência. Elas foram trancadas dentro da fábrica, e colocaram fogo com elas lá dentro. Aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Parabéns Mulher

Até então o ato delas não tinha servido pra nada, porém, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi estabelecido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram carbonizadas na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Mas a data não foi só criada para ser uma data em que as pessoas iriam apenas comemorar o dia das mulheres. Na maioria dos países, acontecem conferências, debates e reuniões que tem como objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é uma tentativa de diminuir e, quem sabe um dia acabar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com a evolução dos dias atuais, elas ainda sofrem, seja por salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Até hoje muito já foi conquistado, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Fonte: Sua Pesquisa

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.