Casais que falam de modo parecido têm mais chance de dar certo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Casal conversando

Personalidade, valores, aparência física – encontrar parceiros semelhantes a nós nestes fatores pode parecer fundamental para vivermos felizes para sempre. Mas não só disso vive um relacionamento! A forma de falar de cada indivíduo também é muito importante. Um estudo realizado na Universidade do Texas, em Austin, concluiu que pessoas que falam em estilos parecidos são mais compatíveis.

>> Casamento é bom para saúde física e mental
>> Homens perdoam mais a traição (mas só se for com outra mulher!)

A pesquisa – publicada na revista científica Psychological Science – analisou as chamadas “palavras de função”, ou seja, expressões que não são substantivos nem verbos, mas que ajudam na conexão entre estes, como os artigos e conjunções. Segundo o co-autor do estudo, Dr. James Pennebaker, são essas palavras que determinam o estilo da fala de cada pessoa.

Com a ajuda de um computador que compara os estilos de linguagem, os pesquisadores realizaram dois experimentos. No primeiro, diferentes casais de universitários conversavam por quatro minutos. Quase todos falavam sobre os mesmo assuntos, mas o computador conseguiu reparar algumas pequenas diferenças na linguagem. O número de pares com estilo de falar parecido e que gostariam de um contato futuro foi quatro vezes maior do que os pares com linguagens diferentes.

O resultado do segundo experimento não foi diferente. Neste, os pesquisadores analisaram conversas de casais em bate-papos da internet ao longo de dez dias. Cerca de 80% dos casais com estilos compatíveis de linguagem continuavam namorando três meses depois, ao lado dos 54% dos não compatíveis que ainda estavam juntos.

2 Comentários


  1. Então isso, meio que derruba um pouco aquela teoria de que os opostos se atraem.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.