O futuro e a energia solar

Tempo de leitura: 5 minutos

Aqui você pode escolher, leia o texto ou assista o vídeo.

Link citado no final do vídeo.

Você já parou para pensar que a energia solar pode ser o futuro da gente? Hoje em dia pode até parecer um pouco bobo dizer isso para você, talvez você já tenha notado, talvez alguém já tenha dito para você.

Escutei pela primeira vez essa afirmação através do Murilo Gun, um humorista e palestrante, e pareceu fazer tanto sentido o que ele falou. É que a gente sempre buscou formas de obter energia, como por exemplo, as hidroelétricas, ou mesmo termoelétricas e carvão. Tantas outras coisas a gente foi em busca, e está tudo aqui, tão simples, e a gente nunca parou para pensar. As plantas já disseram isso pra gente através da fotossíntese, afinal elas usam energia solar.

A energia solar não possui fio, é wireless, disponível para todo mundo, não precisa de uma cadeia enorme de distribuição, não precisa de cabos atravessando a cidade toda, basta um painel nas casas e prédios nas cidades, e qualquer um pode captar energia solar.

Você talvez ache que vai demorar uns 50, 100 anos para isso acontecer, mas é só a gente parar pra pensar que talvez falte alguém descobrir uma maneira melhor de captar energia, um painel solar mais potente. E fazendo isso a gente vai mudar a forma que a gente vê a energia solar. E isso está muito perto de acontecer, porque estamos vendo que há essa necessidade de outras formas de energia. Vemos hoje que as hidroelétricas, termoelétricas, e outras formas que temos de captar energia não estão dando conta.

Nisso os governos e países estão percebendo que um dia ou outro, a qualquer hora, a qualquer momento, vai falhar. Seja porque não choveu, seja porque a causa ambiental é muito grande, como, por exemplo, a China que utilizava carvão e estão percebendo agora que a parte ambiental é muito ruim, causa muito problema.

Já a energia solar é uma energia limpa, fácil de obter. Muitos vão lembrar também da energia eólica, mas ela é um pouco mais difícil, porque só locais que tenham muito vento podem. E também não dá para colocar energia eólica nas cidades, porque tem prédios na cidade que vão interromper o fluxo do vento. E nesse quesito não adiantará ter energia eólica. Mas o sol não, o sol vem de cima, se tiver um prédio grande ou uma casinha, uma hora ou outra do dia o sol vai bater na casa.

Agora preciso te dizer o que eu acho. Tudo o que falei anteriormente é realidade, muitos cientistas acreditam nisso. Mas preciso te dizer como eu acredito que serão as coisas, é só uma previsão, estou imaginando, viajando, é que a gente precisa disso, precisamos entender melhor como vai ser. Será que vai dar certo?

Sinceramente acredito que toda casa vai ter um painel de energia solar, porque no futuro será barato, simples, será tipo uma obrigação, ou algo do tipo. Além disso, o gasto de energia será muito menor. Como vai funcionar? Acho que vai existir um sistema integrado de energia, todas as casas com painéis solares alimentando um sistema de energia na cidade, tudo interligado. Ou seja, se, por exemplo, na sua casa você gastou muito mais do que conseguiu captar em um dia, vai ter outra casa que captou muito e que quase não usaram nada. E o que não for usado será devolvido para o sistema, e o sistema vai levar essa energia para sua casa. Sendo um sistema integrado, nunca vai falhar.

Ao mesmo tempo acho que as empresas de energia, como a Chesf no Nordeste, ou a companhia da sua cidade, como a Celpe e a Cemig, tem grandes chances de falir, a menos que ela consiga entender isso e que ela passe também a trabalhar com energia solar. E não acho que as hidroelétricas vão acabar, até porque vai haver períodos de muitas chuvas, e o sol mal vai aparecer, então não dará pra captar muita energia solar. Nesse momento de muitas chuvas, os rios estarão aumentando, então as hidroelétricas vão ser necessárias.

Se a gente tem esses dois sistemas limpos e funcionando, o sistema solar que é muito mais potente, muito mais barato e muito melhor, e o sistema de hidroelétricas para suprir, ou outro sistema, como o carvão, caso o país não tenha capacidade hidroelétrica, vai tudo dar certo. Mas isso somente como alternativa, o sol sendo o principal, e no futuro ele será.

Aliás, mudando um pouco de assunto, acredito que carros elétricos, que a gente vê tanto falar, mas ainda não vê funcionando, acho que isso vai mudar totalmente quando a energia solar passar a ser realidade. Imagina que todo carro elétrico vai ter um painel solar, então ele não vai precisar nem recarregar a bateria, ele vai estar andando e vai estar captando energia pra ele utilizar. E caso ele não capte energia suficiente, você vai poder recarregar em casa, mas ai você vai lembrar que está dentro de um sistema de energia solar que vai consumir pouco, talvez você não pague pela energia, ou pague só quando você exceder sua cota.

A energia solar é uma das tendências para o futuro. Uma das 6 tendências para o futuro que abordei no meu artigo para o Portal Administradores. E lembre-se, nada disso é achomêtro ou vidência, são fatos que pesquisei para chegar a isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.