Vocês tem um grave problema de comunicação

Tempo de leitura: 3 minutos

Falando com as paredes

Enviei um email para você faz treze dias, e até agora não obtive uma resposta sua. Confira, por favor, seu email, e veja se está lá. Sabe por que estou te avisando isso? É porque você tem um grave problema de comunicação, e não é só você.

Milhares de pessoas sofrem desse problema todos os dias, ainda não sei por que o Globo Repórter não fez uma reportagem sobre esse assunto. São pessoas que não respondem seus emails e nem suas mensagens no Facebook.

Agora deixa eu te perguntar uma coisa, e se em uma dessas mensagens do Facebook alguém escrevesse que iria suicidar, e que queria ouvir uma última palavra sua? E se você fosse o único que pudesse salvar ela? E se essa pessoa tivesse enviando essa mensagem enquanto você estava offline, e prometeu que iria esperar até amanhã de manhã a sua resposta, porque era o único tempo que ela conseguiria aguentar? Como é que você ficaria no enterro dela, quando lembrasse que você era o único que poderia ter ajudado?

É algo muito dramático, mas é bastante importante para você entender que os anos passaram, e a comunicação precisa ser rápida. Foi-se o tempo em que o único jeito de se comunicar era pelo telefone fixo, hoje temos WhatsApp, Facebook, e olha que legal, email.

O problema é que grande parte das pessoas não confere seu email todos os dias, e nem mesmo uma vez por semana. Ou seja, o email fica obsoleto, e passa a ser uma forma lenta de comunicação, como uma carta. Entretanto a ideia da internet é justamente essa comunicação rápida.

E se alguém te mandasse um email com uma proposta sensacional de emprego, mas que você precisaria responder até no máximo depois de amanhã? Você com certeza iria perder a oportunidade porque não abriu seu email.

Talvez você pense, ah, mas tem o Facebook, é só mandar uma mensagem por lá. Você pensa assim? Então vamos fazer um exercício, eu já fiz isso centenas de vezes e quase sempre dá o mesmo resultado. Olhe agora o seu Facebook, ou o Facebook de um estranho que está com o computador aberto no Facebook. Repare onde ficam as notificações, mensagens, e solicitações de amizade. Repare se nesses locais não está aparecendo aquele bloquinho vermelho e tem um número de coisas que ele ainda não viu, como nessa imagem:

Notificações do Facebook

Cadê a comunicação rápida? E não venha-me dizer que você não é ligado tanto nessas coisas, porque a partir do momento que você informa que tem um celular, Facebook, WhatsApp, email, ou seja lá o que for, você me diz que posso entrar em contato com você através desses canais.

Essa falta de comunicação tem acontecido muito comigo, tenho enviado mensagens, emails, e as pessoas simplesmente passam dias para me responder. Às vezes o que está no email é urgente. É claro que ninguém precisa ser igual a mim, pois eu confiro meus emails todos os dias, e é certo que em no máximo um dia você será respondido, e olha que tenho 7 contas de emails para coisas diferentes, e ainda tenho Facebook, mas em nenhum momento deixo ninguém sem resposta. Salvo em casos em que o email é um spam.

Antes de terminar esse texto quero que você faça um último exercício, e que assim melhore sua comunicação. Abra seu email e o Facebook. No email olhe todos o emails enviados para você, os que forem spam jogue logo fora, e os que forem para você, leia, deixe sua caixa com todos os emails lidos. Agora no Facebook abra primeiro a caixa de solicitações de amizades, aceite ou ignore todas as pessoas que estão lá. Depois abra as mensagens, leia todas e responda as que forem necessárias. Por último abra todas as notificações e veja todas, sem exceção.

Pronto, a partir de agora mantenha seu Facebook sem nenhuma dessas caixinhas vermelhas, assim que elas aparecerem resolva logo. E mantenha seu email sempre lido, o confira ao menos uma vez por semana.

Prometo que não vai doer e as pessoas que querem falar com você agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.