Você precisa de dois anos para superar uma dor emocional

Tempo de leitura: 2 minutos

Enfrentando emoções

Superar algum trauma que aconteceu na sua vida não é nada fácil, principalmente quando está relacionado a perder uma pessoa, seja alguém que foi embora desse mundo ou alguém que resolveu ir beijar outra boca. Contudo para resolver problemas como esse o melhor remédio é o tempo, ele de fato acaba curando quase tudo.

E são exatamente 730 dias (ou dois anos) para de fato superar um trauma emocional como o fim de um relacionamento, a perda de um emprego ou a morte de um ente querido. Esse tempo pode variar para mais e para menos, dependendo do caso. Em casos em que a perda é inesperada ele acaba podendo se estender por mais tempo.

É o que afirma o Wall Street Journal, que entrevistou psicólogos, psiquiatras e outros pesquisadores para chegar a essa conclusão. Segundo a pesquisa é bom saber esse tempo porque você passa a relaxar um pouco, e não se sentir um bobalhão por não conseguir esquecer a namorada que te traiu, ou o namorado que te deu um pé na bunda.

“É perfeitamente normal, dizem os especialistas, se sentir deprimido, ansioso e distraído durante esse tempo – ou em outras palavras, estar numa bagunça emocional. (Mas superar a morte de uma pessoa amada é mais complicado e geralmente leva mais tempo)”, diz o texto original publicado no jornal americano.

Porém calma. Você não vai passar esses dois numa mesa de bar ou tomando potes e mais potes de sorvete. Esse é o tempo para conseguir olhar para trás e não estar mais conectado com nada disso. Aquele momento que você irá conseguir lembrar-se da pessoa ou do acontecido e não mais sofrer com aquela dor lá dentro. É um período para se recompor e se tornar alguém melhor.

É um período de mudança, mas os especialistas recomendam a não fazer nenhuma mudança drástica e permanente nesse período, como mudar de casa, cidade ou fazer uma tatuagem. Mas mudanças simples são importantes, como fazer uma viagem que você sempre quis, tomar um sorvete naquela sorveteria chique (desde que isso não comprometa seu orçamento) ou fazer algo divertido.

Os especialistas recomendam, e eu particularmente não concordo, que essa não é uma boa hora para tentar começar um relacionamento novo. Sinceramente acho que essa é a hora perfeita para você conhecer novas pessoas, independente de qual foi seu problema. Se foi um relacionamento acho que você pode sim tentar começar de novo com outra pessoa, desde que isso não seja algo forçado e você esteja fazendo apenas para esquecer a pessoa amada. Tem que ser um processo natural.

Afinal, parte de superar é começar de novo, novamente.

Fonte: Super Interessante

6 Comentários


  1. Não é uma boa ideia, travar um novo relacionamento, quando a pessoa está ainda super fragilizada, carente enfim. É como diz o dito: pessoa, que vai em supermercado com fome, come qualquer merd…

    Responder

    1. Mas a questão é: e se você acabar achando uma pessoa legal e interessante, e isso não for por carência, for porque realmente você achou alguém interessante. Como proceder?

      Responder

      1. Olá Luciano ! Como proceder ? Contemporize, ganhe tempo, espere diminuir a “fome” de carinhos, desejos, etc. Após o que, engatilhe o relacionamento.

        Responder

  2. Muito bacana. Estou passando por um momento assim como descreve o texto. Não conhecia o blog mas vou acompanhar.

    Responder

  3. achei super legal o texto e me identifiquei com algumas coisas e até concordo com os especialistas sobre não se relacionar com alguém, pq as vezes é só pra esquecer o passado, mas como você mesmo disse, se não estiver relacionado, fica tudo ok!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.