Eu superei a timidez, você também pode

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Timidez

Quem me ver pode-me achar diferente, enquanto você apenas olhar para mim vai parecer que sou tímido, mas depois que começar a conversar vai perceber que de tímido não tenho nada.

Mas sim, sou um ex-tímido, se assim posso dizer, e não foi fácil, mas consegui superar, se passaram cinco anos desde que decidi que iria perder a timidez, cinco anos construindo tijolo por tijolo, até finalmente conseguir superar.

Como disse não foi um trabalho fácil, posso definir que fui tímido por sete anos, isso mesmo, minha timidez tem uma causa, e só descobri isso quando já estava quase superando ela.

Tudo começou em 2005, até então eu era um garoto normal, não era extrovertido, afinal essa não era minha característica, era quieto, como sou hoje, mas conseguia perfeitamente conversar com as pessoas que conhecia e fazia amizades facilmente. Tudo mudou quando me apaixonei por uma garota, e ela me desprezava muito, como foi minha primeira grande paixão achei que nunca teria outra, então comecei a ter medo de chegar numa garota, a partir dai além de ser quieto, passei também a ser tímido, além disso mudei de colégio, o que colaborou muito para a minha timidez.

À medida que os anos iam passando as coisas iam piorando, meu maior problema era que não sabia a causa da minha timidez, por isso não era fácil superar, cogitei até a possibilidade de ter fobia social, o que comprovei ser verdade anos depois. Alguns anos passaram e não conseguia falar com as pessoas, principalmente mulheres, mesmo que ela fosse bem mais velha que eu.

Em 2008 me apaixonei novamente, e essa talvez fosse a mulher da minha vida, me declarei para ela através da internet, mas nunca tive coragem de chegar nela. A partir disso desenvolvi uma habilidade “extraordinária”, aprendi a escrever sobre o amor. Infelizmente perdi a chance de tê-la, mas a partir dai disse para mim mesmo que não dava mais, não queria mais ser tímido, não queria mais perder “o amor da minha vida”, então comecei um plano.

Precisava perder a timidez, e o único jeito era arriscar, falar com as pessoas sem medo. Comecei aos pouquinhos, sempre ia para o colégio de ônibus, e decidi que começaria dai, diria “bom dia, boa tarde ou boa noite” para o cobrador, e “bom trabalho” para o motorista. Parece simples, mas no começo era muito difícil, tinha vezes que não dizia essas palavrinhas por puro medo, hoje digo isso sem nenhum problema.

Continuei-me arriscando, agora na hora de apresentar os trabalhos escolares. Minha técnica na época da timidez era decorar o texto e falar, era mais fácil, mas com o tempo percebi que precisava-me arriscar, por isso passei a aprender o que dizer, e não mais decorar, assim precisava pensar e precisava de confiança para fazer isso, confiança que adquiri com o tempo, e é por isso que no último ano do colegial fui considerado um dos melhores na apresentação dos trabalhos, e consegui apresentar um evento para centenas de pessoas organizado pelo meu colégio.

Além disso, fiz muitas outras pequenas coisas, como olhar fixamente para a garota que gostava, e com isso consegui falar com uma garota que gostava, não demos certo, nem sei o motivo, mas ela tem raiva de mim, mas enfim.

Também perdi outras garotas nesse meio, garotas que me arrependo muito, perdi de construir outras amizades, mas valeu a pena. Se hoje sou nerd, tenho bom gosto musical, e sou engraçado, é tudo por causa disso. Além do mais tudo isso fez com que tivesse a capacidade de escrever num blog, de falar sobre relacionamentos, e de escrever um livro (sim). Só contei isso uma vez, o motivo de começar a escrever em um blog, não foi uma decepção amorosa como outros, o motivo de escrever era ficar famoso e conseguir uma namorada (leia-se muitas namoradas), ainda não realizei o feito, mas estamos na luta.

Se você é tímido saiba que a única maneira de superar é primeiramente querer, depois começar bem devagar. Vai doer? Claro que vai, mas é a única maneira, e não digo isso como aquelas pessoas que querem te ensinar a sair da timidez, mas nunca foram tímidos, não sabem o que realmente é isso. Minha dica principal é, foque em algo que é mais fácil. Para mim a coisa mais difícil era falar com mulheres, então comecei a falar com homens, que na minha cidade é a maioria a trabalhar nos ônibus.

Gosta de um(a) garoto(a), mas não tem coragem de falar com ele(a)? Escreva uma carta se tiver coragem suficiente, ou mande uma mensagem pelo inbox do Facebook dizendo o que sente. Se tiver uma amiga(o) em comum com ele(a), peça para ela dar uma ajuda, use sempre amigos muito próximos de você e do outro, amigos somente em alguns casos podem atrapalhar mais. Se não conseguir fazer nenhum dos dois chore, vai doer, ele(a) vai escapar, mas vai passar, podem durar anos, mas vai passar.

E por último timidez não morre, apenas aprendemos a conviver com ela, e fazemos com que ela não mais apareça, e se ela um dia voltar a aparecer, nem damos mais bola para ela.

Recados para quem não é tímido.

  • Ser tímido não é legal e bonitinho. Não é legal gostar de alguém e sofrer por não conseguir falar com ela. Não é legal querer alguma coisa e não ter coragem para dizer. Não é legal querer fazer algo e não ter coragem por medo do que os outros vão pensar.
  • Não diga “vai lá” para um tímido. A gente sabe o que tem que fazer, só não tem a coragem suficiente para fazer. Às vezes temos o roteiro inteiro pronto, mas não conseguimos partir para a ação.
  • Se ver algum tímido passando por dificuldade, e se ele tiver coragem o suficiente para te contar o que está acontecendo, ajuda ele, deixa de ser tão babaca e ficar somente dando conselhos, se puder ajude. Se for algo relacionado a mulher/homem saiba que a outra parte não liga para quem foi falar, contanto que ele(a) possa estar com quem deseja.
  • Timidez não é frescura, e também não é simplesmente falta de atitude.
  • Tímidos são difíceis de conviver, até que você consiga conhecer ele bem, ai eles se tornam pessoas muitos legais, mas mesmo assim a timidez não é bonitinha.
  • Mulheres, antes de colocar nas redes sociais que acham os tímidos bonitos tenta chegar em um, mesmo que ele seja um ex-tímido (:D), não adianta apenas dar um sorriso para ele, ele não vai chegar em você apenas por isso, por mais que queira.
  • É verdade o que dizem, depois que perdem a timidez os tímidos ficam MUITO interessantes.
  • Tímidos também amam.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.