Não tomar café da manhã pode te matar mais cedo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Café da manhã

O café da manhã é a primeira refeição do dia, ou ao menos deveria ser. É a refeição que fazemos depois de dormir algumas horas, depois de recarregar as baterias para começar um novo dia. E algumas pessoas pulam essa refeição, seja pela pressa ou por qualquer outro fator. O problema é que pular o café da manhã pode-te fazer ter muitos problemas.

É o que mostra um estudo recente da Associação Americana do Coração publicado na revista Circulation. Segundo os dados, quem não se alimentava na primeira hora da manhã (primeira hora depois de acordar) tinha 27% de chances a mais de sofrer um ataque cardíaco e sofrer por uma doença do coração.

“Pular o café da manhã pode conduzir a um ou mais fatores de risco, como a obesidade, pressão arterial alta, o colesterol alto e a diabetes, que por sua vez podem provocar um ataque cardíaco a qualquer momento”, explicou Leah E. Cahill, diretor do estúdio do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard em Boston, Massachusetts.

O estudo analisou questionários de frequência alimentar e exames médicos de 26.902 homens entre 45 e 82 anos durante 16 anos. As conclusões que eles chegaram foram que quem não tomava café da manhã tinha 27% a mais de chance de sofrer um ataque do coração e morrer por uma falha coronária, do que quem se alimenta nas primeiras horas da manhã. Além disso, segundo o estudo, os jovens que não tomavam café da manhã eram mais propensos a fumar cigarro, beber mais álcool e inclusive realizar menos atividades físicas.

Por isso os especialistas recomendam uma dieta saudável e completa, que inicie o dia com uma boa alimentação baseada em cereais, nozes e frutas. É o que aponta o próprio Cahill, “a incorporação de muitos tipos de alimentos saudáveis no café da manhã é uma maneira fácil de assegurar de que a comida proporcionará a energia adequada e um equilíbrio saudável de nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais”.

Eu mesmo já estou começando a mudar minha dieta, e vou parar de acordar tarde e tomar café na hora do almoço e almoçar na hora do lanche da tarde. E então, vamos mudar juntos?

E cuidado também com o que você come no café, pois tem alguns cafés da manhã que na verdade são um verdadeiro ataque ao coração. E além disso, você já toma café da manhã todos os dias?

*E perdão pelo trocadilho no título do post, que só percebi depois que já tinha escrito.

Fonte: Muy Interesante

2 Comentários


  1. Nossa, são 3:30 h e eu acabei de fazer a minha 1º refeição do dia :/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *