Tempo de leitura: 1 minuto
Provavelmente o bloqueio da escrita (ou como podemos chamar também de bloqueio criativo) é o mais aterrorizante pesadelo das pessoas que escrevem e necessitam da criatividade. Porém há como desbloquear com antecedência. Separei algumas dicas que pratico para você usar.
* Sempre que for sair leve canetas e um caderninho. Anote palavras fortes, características de pessoas desconhecidas ou como você imagina que a pessoa seja. Escreva tudo o que ver e pensar.
* Reviva algum momento especial, as palavras utilizadas e como poderiam ser modificadas. Escreva sonhos.
* Está precisando de uma palavra forte no texto? Que tal olhar os sinônimos das palavras fracas e substitui-las? (Cuidado para não utilizar excessivamente palavras fortes e tornar o texto pesado e artificial)
* Procure alimentar o espirito. Nada como tirar um dia de folga para relaxar.
* Separe dois marcadores de cores diferentes. Sempre que fizer um texto rascunho (que não foi lá grandes coisas) determine qual a função de cada cor. Marque frases fracas para modifica-la depois e frases fortes que poderão ser reutilizadas em outro texto.
* Mantenha o caderno por perto quando estiver acessando a internet, assistindo TV ou um filme sozinho. Sempre aparece algo inspirador e que depois poderá ser esquecido.
Texto por Mônica Lisboa.