Sessão Nostalgia: Velho do Saco

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Velho do Saco

Se você foi criança há um tempo já deve ter ouvido essa história, que pode ter sido contada pelos seus pais, avós, ou até tios. É a história de um velho que carrega um saco.

Mas não é só isso, esse velho coloca no saco crianças que estão desacompanhadas, sem um adulto por perto. Ele costuma passar pelas ruas, a procura de uma criança que resolve desobedecer a seus pais e saia sozinha.

A lenda é antiga e popular, e tem outras versões. Numa delas em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões. E no início do surgimento da lenda havia também a história de que se os pais amarrassem uma fita vermelha na perna da cama da criança, o Velho do Saco passava a noite na casa e levava embora a criança em questão.

É certo que isso é apenas uma lenda, coisa que nossos pais nos contavam para que não fizéssemos algo que eles não queriam, da mesma maneira que nossas avós diziam que bolo quente fazia mal só para a gente não comer logo tudo.

E se você não entende nada do que estou falando, deixo para você um vídeo do Programa do Ratinho, mostrando como era a lenda.

Confesso que sempre acreditei no Velho do Saco até certa idade, quando estava começando a desacreditar, passou um velho com um saco e minha mãe disse que aquele era o Velho do Saco, ai demorei ainda mais para desacreditar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.