Sessão Nostalgia: Barra-bandeira

Tempo de leitura: 2 minutos

Barra-bandeira

Barra-bandeira, bandeirinha, capture a bandeira, caça-bandeira ou rouba-bandeira, é um esporte tradicional geralmente exercido por crianças ou às vezes adultos, onde dois times, cada um possuindo uma “bandeira”, têm como objetivo capturar a bandeira do time oposto.

Essa é uma brincadeira antiga, é do tempo em que as crianças brincavam na rua, caiam, se sujavam e não tinham nenhum problema, a única coisa que seus pais faziam, mais precisamente as mães, era mandar a criança vir para casa quando estava anoitecendo.

A brincadeira acontece em um espaço grande (de 8 metros a 15 metros de comprimento), dividido ao meio por uma linha riscada no chão. A bandeira pode ser feita com uma vara, com um lenço amarrado na ponta ou qualquer outra coisa.

Para brincar era necessário dividir a turma em dois times, cada um numa metade do espaço. E cada equipe tem uma bandeira que fica no final do seu campo, no meio de um círculo delimitado no chão.

O objetivo do jogo é pegar a bandeira do adversário. Em alguns lugares se joga com pontuação, em outros é preciso pegar a bandeira do campo adversário e levá-la de volta para o seu time.

Mas a coisa não é tão fácil, já que para chegar é preciso não ser agarrado por algum adversário, caso isso aconteça você precisa congelar, e só será descongelado se alguém do seu time tocar em você.

E para conseguir chegar do outro lado é necessário muita velocidade e esperteza, já que não da certo ir direto ao alvo, é preciso fazer manobras, correr para o lado, confundir os adversários.

Sempre achei um dos jogos mais difíceis, já que é preciso ser muito rápido, esperto e conseguir se desviar dos adversários, o que necessita de muito raciocínio rápido.

O jogo é praticado até hoje, mas normalmente acontece em bairros mais simples, ou em aulas de educação física, diferente de antigamente, onde era possível ver crianças brincando disso em vários lugares.

A brincadeira seria muito boa para as crianças de hoje, pois além de exercitar o corpo ela iria exercitar também a mente.

Com informações da Wikipédia e da ABEC.

4 Comentários


  1. brinquei muito disso pena que meu time sempre perdia porque eu me acho muito kkkkk…

    coitada kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

  2. Quando eu era mais pequena , eu sempre jogava mais sempre meu time perdia , por minha causa e quando ganhava era sorte kkkkk
    Coitada de mim kkkkk

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.