Tempo de leitura: 2 minutos
Da moça que faz doces para vender diretamente, até a executiva de uma grande multinacional, uma coisa é realidade: o número de mulheres empreendedoras está em constante crescimento.
Apesar dos desafios persistentes, você provavelmente conhece uma mulher batalhadora, lutando diariamente para expandir seu negócio.
Se você fechou os olhos por alguns anos e acordou hoje saiba de uma coisa, em breve elas serão a maioria nos negócios.
Segundo o Sebrae em 2022, mais de 34% dos empreendedores brasileiros eram mulheres, e esse número continua a crescer.
No Web Summit Rio 2024, evento de inovação e tecnologia, 45% das startups eram fundadas por mulheres, evidenciando uma mudança significativa em um setor historicamente dominado por homens.
Nas universidades, em cursos como Engenharia da Computação, o número de mulheres só tem crescido. É que elas não só ganharam espaço, como entenderam que essa área também é para elas.
Em muitos países as mulheres são a maioria da população, então não há nada de incomum em ver elas dominando cada vez mais o mundo. Como diria Beyoncé: quem manda no mundo? As garotas.
Em breve elas serão maioria nos eventos de tecnologia, em fundação de startups, e quem sabe num futuro não tão distante, a maioria em cargos de liderança.
Cargos esses em que o mais importante muitas vezes não é a habilidade, que sim, a mulher tem, mas que o comportamental conta mais. E como homem e pesquisador do desenvolvimento pessoal, tenho plena ciência de que jamais conseguirei alcançar a capacidade de empatia de mulheres dedicadas.
O “sexo frágil” (que de frágil não tem nada) entendeu que frágil é quem pensa que não pode assumir uma profissão porque há mais homens lá.
Nossa triatleta Fernanda Keller, que também estava no Web Summit, destacou que o único limite para o sucesso das mulheres nos esportes é aquele que elas mesmas impõem.
Não há nada como uma tendência que está aqui para ficar. Elas em breve serão maioria, cabe a nós, homens, não atrapalhar. Apenas ao não interferir, já contribuímos.
Para as mulheres, há diversos problemas que precisam ser solucionados, inteligência artificial, energias limpas, notícias falsas na mídia, novas tecnologias médicas. Apenas pergunte a si mesma: que problema você deseja resolver?
Não há limites, e também não é necessário rebaixar o homem para provar seu valor, seu valor está dentro de você, não na sua comparação com o outro, ou com a outra.
Este texto não é apenas uma notícia, mas uma inspiração para todas as mulheres.
A nova tendência chegou, não há mais como parar.