Tempo de leitura: 2 minutos
Quais as estratégias que definem um vencedor? O que faz um triatleta ser levado ao limite da corrida, natação e pedalo continuar apesar de tudo.
E como podemos aplicar essas estratégias no nosso dia a dia.
No momento de perguntas e resposta do Web Summit Rio 2024, a renomada triatleta Fernanda Keller, nós inspirou pela sua história de determinação e resiliência.
Fernanda Keller é a triatleta com o maior número de títulos e recordes no Ironman, considerada a prova mais difícil do triathlon. Hoje aposentada das competições, mas não da batalha da vida, ela contou um pouco do que a fez ter sucesso.
Sua filosofia sempre foi de “faça, não fale”, o verdadeiro sucesso vem da ação e da persistência, não de ficar falando como poderia ser feito e remoendo o que deu errado.
Fernanda destacou sua abordagem de focar em ser a melhor, sem se deixar limitar pelo seu gênero.
Para ela, competir é usar os adversários como motivação para se superar, uma lição valiosa sobre como a competição pode ser um catalisador para o crescimento pessoal.
A triatleta nos lembrou que o objetivo final não é apenas ganhar, mas sim celebrar a vida e a capacidade de se desafiar. O importante é aproveitar cada momento e estar grato pela oportunidade de correr (literalmente ou metaforicamente) e viver plenamente.
Seu mindset de campeã é um exemplo a seguir: lutar até o final, nunca desistir diante das dificuldades.
Ela contou que durante uma prova sentiu uma fisgada no joelho e foi obrigada a andar. Sua adversária que estava desde o começo da prova a seu lado abriu 3 minutos de distância. Fernanda então amarrou um tecido no joelho e continuou, mesmo apenas caminhando, ela dizia para si mesma que iria apenas terminar a corrida.
Aos poucos a dor passou, ela voltou a correr. Sua adversária já havia achado que estava ganho. Fernanda tirou os 3 minutos de diferença, e venceu a prova. Esse é um mindset que devemos ter.
Fernanda Keller nos mostrou que o verdadeiro triunfo está na jornada, nas lições aprendidas ao longo do caminho, e na determinação de dar o melhor de si, independentemente do resultado final.
Que a história de Fernanda Keller nos inspire a sermos mais audaciosos em nossas próprias jornadas, lembrando sempre de agir com propósito, de nos desafiarmos continuamente e de valorizarmos cada momento como uma oportunidade única para celebrar a vida e buscar a nossa melhor versão.