Como fazer algo sem ter tempo

Como fazer algo sem ter tempo

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas vezes nos pegamos querendo fazer coisas novas, mas geralmente usamos sempre a mesma desculpa: “Não tenho tempo para isso”.

Será que realmente você não tem tempo? Ou será que isso é somente uma desculpa rápida do seu cérebro para que ele não saia da zona de conforto e não precise nem pensar em alternativas?

Se você tem o costume de dizer isso, hoje vamos falar um pouco sobre como contornar essa desculpa e fazer algo mesmo “sem ter tempo”.

Será que você não tem tempo?

A primeira coisa que precisamos analisar e realmente descobrir é se você realmente não tem tempo.

Sinceramente, eu já vi amigos e até mesmo eu usando essa desculpa, mas depois de analisar um pouco percebi que era tudo mentira.

Veja bem, eu tinha um amigo que dizia que não tinha tempo para fazer exercícios, que sua vida estava muito ocupada entre trabalho e estudo. Mas olha só, incrivelmente ele arrumou uma namorada e arranjou tempo para ela, sem nunca ter que mexer na sua agenda de trabalho e estudo.

O que significa que sim, ele tinha tempo, ele só nunca achou fazer exercício tão importante, ao ponto de dedicar tempo para isso.

Nesse caso preciso te informar, essa história de dizer que não tem tempo é mentira, você tem tempo sim.

O que você precisa agora é ressignificar, ou seja, dar um novo significado para as suas 24h.

Provavelmente existem atividades na sua vida que não são importantes, são apenas perda de tempo. Assistir um jornal e ficar informado é realmente importante, mas talvez aquela sua novela não esteja te trazendo muitos benefícios.

Obvio que assistir uma novela, tirar um cochilo a mais, podem te fazer relaxar, mas se isso está te impedindo de fazer o que você realmente quer, é hora de dar uma repensada.

Comece a analisar as coisas que você faz no seu dia, e veja qual delas são realmente importantes para você, e que de fato vão fazer diferença na sua vida. E tudo o que não “importa” e é perda de tempo, tire da sua vida, e substitua por coisas boas e proveitosas, como fazer exercício ou entrar naquele curso que você tanto deseja.


Limpe sua agenda, e descubra que na verdade, você sempre teve tempo.

E repetindo aquele clichê e modificando um pouco, “quem quer arruma um tempo, que não quer inventa uma desculpa”.

Então pare de inventar desculpas, pelo seu próprio bem, afinal, é o seu futuro que está em jogo.

Agora que você descobriu que tem tempo, como seguir em frente?

Primeiro de tudo, comece pequeno, é o que preciso te dizer de primeira.

Por exemplo, se você quer fazer exercício, não precisa começar passando 2 horas na academia.

Que tal começar com uma caminhada de 30 minutinhos na rua, num parque ou na praia?

Isso faz com que aos poucos seu corpo e sua mente se acostumem.

É muito mais fácil dizer ao seu cérebro “olha, vou mudar meus hábitos e começar a caminhar 30 minutos diários, tudo bem para você?”, do que dizer “olha, vou mudar meus hábitos completamente e dar um gás de 2 horas na academia, tudo bem pra você?”.

Você sabe por que a maioria das pessoas que começa uma dieta nova desiste antes de completar dois meses?

Simplesmente porque é uma mudança brusca, de comer 2 pães no café da manhã, você passa a comer meio pão integral com queijo ricota e um mamão. E nosso corpo odeia mudanças, por isso ele prefere nunca sair da zona de conforto.

Mas o que fazemos ao começar pequeno é justamente ensinar nosso cérebro a se preparar para a mudança. Igual quando você vai para a escola e vai avançando, aprendendo as coisas mais fáceis primeiro. 😉

Eu falo de exercício, mas isso funciona para qualquer coisa.

Avançando e tomando cuidado

Agora você já começou a dedicar um pouco do seu dia para essa atividade. Mas tenha cuidado, nos primeiros 21 dias seu corpo vai estar se acostumando com esse novo hábito, então é normal sentir um desconforto.

Tenha calma e tudo vai passar.

E a medida que for se acostumando, vá avançando, de 30 minutos de exercício passe para 40, e assim por diante.

Pronto, aqui você já arrumou tempo para fazer algo. Agora vão alguns recados.

O primeiro recado é tenha calma, não comece de um dia para o outro a mudar todos os seus hábitos, se alimentar melhor, ler livros, estudar, fazer exercício, trabalhar mais, enfim, calma.

Vá aos poucos, seu corpo é muito preguiçoso, ele precisa se acostumar com as novas ideias.

Segundo, não quero dizer aqui que você deve ocupar todas as horas do seu dia. Guarde sim tempo para descansar, relaxar, dormir, assistir um bom filme, curtir a família e amigos, e até ter um tempo para fazer nada.

O que quero propor aqui é mudar o discurso de vítima e deletar da sua vida a desculpa de que não tem tempo para fazer as coisas.

Retire sim da sua vida aquilo que não tem importância e que não te acrescenta, como diz o slogan da OLX: desapega. ?

Espero que com essas dicas você possa fazer as coisas para qual “você não tem tempo”.

Até a próxima, e não se esqueça de deixar seu comentário dizendo como você tem arranjado tempo para fazer o que você quer. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.