Todo ser humano deveria aprender a ler as pessoas

Tempo de leitura: 2 minutos

Leitura

Na infância, ao primeiro contato com a escola somos alfabetizados, ou seja, isso significa que aprendemos um código novo, um conjunto de signos, que, até então, não fazia parte de nosso conhecimento teórico, ou seja, não estava inserido em nosso vocabulário. E, além disso, aprenderemos a ler este código de letras chamado alfabeto.

Segundo os cientistas uma das primeiras civilizações a elaborar um estilo de código escrito foram os sumérios, com a escrita cuneiforme, mas, de lá pra cá, o conceito de linguagem apresentou novas concepções e o de leitura também. O ser humano aprendeu a ler as imagens, a ver além de uma simples pintura em uma tela, a perceber as entrelinhas.

Partindo desse princípio foi possível propor uma leitura do corpo humano, tantos códigos, tantos signos, entretanto, essa é uma leitura mais minuciosa, e eu diria até peculiar. Aprender a ler uma pessoa inclui anos de observação e percepção aguçada. Se aprendêssemos esse método na escola sofreríamos muito menos, pois as pessoas apresentam sinais, e nós não percebemos, ou fingimos que não percebemos. Até que nos deparamos com um final infeliz, mas devo admitir, a culpa é nossa. Se tivéssemos prestado mais atenção em cada página, se tivéssemos usado marca texto, ou até dobrado as páginas, se tivéssemos lido aquela obra mais uma vez, compreenderíamos melhor esse tal ser humano. Pois quem lê mais, sabe mais. É por essas e outras que tenho pensado sobre este fato. Na verdade estou sendo gentil ao dizer que é um Pensamento, acredito que a expressão mais correta seja: Inquietação Intelectual. E esse incômodo que percorre meu cerne se apresenta da seguinte forma:

Por que não aprendi este tipo de leitura antes? Não estava preparado? Será que após ter contato com diferentes bibliografias humanas me sinto capaz de ler através desta capa chamada pele? Estou preparado para entender os sinais que são traduzidos em códigos pelo dilatar das pupilas que enfeitam os seus olhos? Apesar de chegar a uma conclusão, não me orgulhar do meu ritmo de leitura, e analisar a percepção que nós seres humanos carregamos no percorrer de nossa breve existência, sinto vontade de dizer apenas isso: todo ser humano deveria aprender a ler as pessoas.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.